Museu explora meios digitais durante a pandemia
Por meio das redes sociais, o Museu da Arte Popular da Paraíba realiza exposições virtuais, mantém a conexão com seu público e amplia seu espaço nas mídias.
Por Rafaela Brandão Oliveira
O Museu da Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido popularmente como Museu dos Três Pandeiros, esá situadto na cidade de Campina Grande (PB). Durante o período da pandemia do coronavírus, o museu realizou exposições virtuais pelo seu perfil na plataforma Instagram (@museu.arte.popular.paraiba). Além pelo cande livesal no YouTube da Universidade Estadual da Paraíba (Rede UEPB), que é a mantenedora do Museu.
De acordo com José Pereira Silva, diretor do MAPP, antes da pandemia, o meio virtual era pouco acessado, e as exposições atraíam um público que era de aproximadamente 80% de pessoas de outros estados e de fora do país. “Com a exposição virtual do cantor Genival Lacerda, 100% remota, começamos a construir alternativas para pessoas de fora, e até de outros países que não poderiam estar aqui para conhecer o nosso trabalho. Realizamos vários eventos híbridos e remotos e temos intenção de ampliar ainda mais nosso espaço nas mídias”, comenta o diretor.
O Museu, projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado no ano de 2012. Com uma arquitetura única, o local embeleza uma borda do Açude Velho, cartão postal da cidade. Ainda, segundo o site do MAPP: “Ele dá visibilidade ao conjunto de obras musicais que valorizam a raiz paraibana e nordestina”.
Comments