top of page

Um ícone histórico no centro da cidade

Quem caminha pelo centro da cidade de São José dos Pinhais, em especifico na Rua XV de Novembro, não deixa de notar o Museu Atílio Rocco, casa da história da cidade que carrega muitas curiosidades. Vitor Magliocco do Carmo, 36 anos, é bibliotecário e responsável pelo arquivo histórico e reserva técnica do museu. Carmo explica que este patrimônio tem papel importante na história da cidade, pois o museu possui documentos históricos não só de São José dos Pinhais, mas também do estado do Paraná. Além disso, no museu possui peças em exposição que geram muita curiosidade aos visitantes. Uma delas é a geladeira da General Eletric da década de 1930 e um grande projetor Solidus Pathe, de 1950, que pertenciam aos antigos Cine Império e Cine Ideal.


Algo ressaltado por Carmo é o papel social e inclusivo que o museu possui. “A população aprende que o museu pertence a ela, que é público e da sociedade, e que ela é bem-vinda. Até então, a população o via como uma instituição elitizada e estamos desconstruindo essa visão trazendo todas as camadas, etnias e faixas etárias à visitação e eventos. Aceitando esse convite, a população aprende sobre a história do município, sua construção e seus personagens", conta ele.


Aline Bellino, 22 anos, fotógrafa e estagiária de jornalismo na prefeitura de São José dos Pinhais relata que o museu lhe chama a atenção pelo aspectos culturais. "Por trabalhar com fotografia, sempre que passo por lá faço alguns registros", conta. Bellino complementa explicando o sentimento que tem pelo patrimônio: "Sinto admiração pela história, pela arquitetura do espaço e por não apenas abrigar itens históricos, mas ser um". Hoje, coordenado por Erica Gombro, o Museu Atílio Rocco funciona de segunda à sábado e é livre para todos os públicos.

Projetor Solidus Pathe de 1950. (Crédito: Karine Bordez da Silva)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page