Maior jardim de esculturas do Brasil homenageia as obras de João Turin


A fachada da Casa Paranista convida para conhecer a obra de João Turin. Foto: Lucas Geremias.


O Parque São Lourenço já é um renomado ponto turístico da cidade de Curitiba desde a sua inauguração. Em maio de 2021 o local recebeu um novo espaço chamado de Memorial Paranista, que conta com obras do escultor paranaense João Turin (1878-1949).


O acervo com reproduções em bronze possui as réplicas de “Marumbi”, destaque da coleção que possui 3 metros de altura e cerca de 700 quilos, representando um duelo entre duas onças, “Pietá”, esculpida em 1917 na frança em homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra mundial e “Frade”, que foi presenteada ao Papa Francisco em sua visita ao Brasil em 2013 além de esculturas “Animalistas” onde Turin representou diversas onças. Parte do acervo foi doada pela família Lago, dona dos direitos autorais das obras de Turin.


“Pietá” é uma das obras icônicas esculpidas por Turin. Hoje, uma réplica faz parte do acervo do Memorial Paranista. Foto: Lucas Geremias


Segundo Felipe Zeem, educador do memorial, “o local possui mais de 100 peças, entre réplicas ampliadas e em tamanho original, desenhos e modelos de fachadas criadas por Turim. O principal objetivo do memorial é manter viva a história e obra do autor e divulgar o Movimento Paranista”. O espaço também conta com atelier de esculturas e fundição, laboratório de criação que oferece cursos de artes, loja e um teatro.


Serviço


Memorial Paranista, Parque São Lourenço - Rua Matheus Lemos, 4700, Bairro São Lourenço, Curitiba (PR).

Entrada gratuita, de terça à domingo, das 10h às 18h.

Agendamentos pelo site.


Posts Em Destaque
Posts Recentes