Fibromialgia: Conheça a doença que impacta a vida de milhares de brasileiros
(Foto: Freepik)
Por Milena Souza
O dia 14 de setembro de 2017 jamais será esquecido pelos fãs de Lady Gaga. A cantora que iria se apresentar no Brasil pelo festival Rock in Rio, teve que cancelar o show, após uma forte crise de fibromialgia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), de cada 10 pacientes diagnosticados com a doença, sete a nove são mulheres. E Lady Gaga é uma delas. Essa não foi a única vez que a cantora precisou cancelar shows em função de crises. Meses depois, cancelou mais 10 shows pela Europa. Mas afinal, que é a fibromialgia e por que ela impossibilita atividades diversas como, por exemplo, fazer uma apresentação artística? Segundo a SBR, a fibromialgia é uma síndrome clínica que afeta todo o corpo causando dores principalmente nos ossos e ao redor das articulações e atinge 3% dos(as) brasileiros(as), segundo a SBR.
A patologia está relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e quando as dores permanecem por mais de três meses o tratamento deve ser iniciado. Mas esse processo de identificação do problema é lento, pois até chegar no diagnóstico, são realizados vários exames descartando outras possíveis doenças. Com isso e sem lesões no corpo, a dor pode ser sentida ao longo de muito tempo até se entender a causa. A dor contínua causada pela fibromialgia impede a realização de atividades simples do dia a dia, desde lavar uma louça até realizar simples movimentos de locomoção , interferindo na qualidade de vida. Isso foi um dos motivos de Lady Gaga não conseguir se apresentar e precisando realizar repouso extremo. Além disso, esses pacientes costumam ter maior sensibilidade à dor, do que alguém que não tem a doença.
A fibromialgia costuma aparecer após alguma situação de alto impacto na vida do paciente, como traumas físicos, perdas e infecções graves. As questões psicológicas também interferem na piora dos sintomas. Em 50% dos casos a depressão está presente nos pacientes já que muitas vezes ela tem relação com os estados emocionais. Além disso, a depressão e a ansiedade interferem negativamente nos sintomas da doença, agravando as dores. Alguns fatores como excesso de esforço físico, exposição ao frio, estresse ou traumas, podem também provocar a piora das dores. A fibromialgia não tem cura, mas com tratamento adequado – diagnóstico e consultas clínicas, atividades físicas, acupuntura e psicoterapia como aliada – as dores podem ser amenizadas.
Comments