Centro histórico-cultural Santa Casa na pandemia
Com o local fechado fisicamente, responsáveis pela programação propuseram solução para continuar atendendo o público
(A pandemia obrigou o espaço a adaptar suas apresentações para um ambiente online. Foto: Andreana da Silva Chemello.)
por Andreana da Silva Chemello
As atividades presenciais do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre (RS), foram paralisadas no dia 18 de março de 2020, quando o vírus Sars-CoV-2 chegou ao país. Para seguir oferecendo conteúdo, apenas duas semanas depois, foi criado um projeto para transmissões virtuais por um canal no Youtube.
“A gente tenta ter no mínimo uma vez por semana eventos culturais, espetáculos, shows, atividades de educação patrimonial e curiosidades históricas. O resultado foi melhor do que esperávamos. Eventos, que antes recebiam 20 pessoas, estão com audiência de 150. Então, vamos manter o on-line mesmo com a retomada do funcionamento presencial”, conta Renata Meirelles, produtora cultural do espaço.
O local é responsável pela guarda, conservação e disponibilização de documentos do hospital mais antigo de Porto Alegre, a Santa Casa de Misericórdia. Além disso, conta com museu, teatro, arquivo histórico, biblioteca, sala de aula, loja e bistrô, ambientes que aos poucos voltam a receber visitação.
Serviço
Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Av. Independência, 75, no bairro Independência, Porto Alegre (RS).
Funcionamento: de terça a sábado das 9h às 18h e domingos e feriados, das 14h às 18h.
Contato pelo e-mail teatro.chc@santacasa.org.br ou pelo (51) 3214-8255.
Σχόλια