top of page

Muito além do braile: a diversidade do material didático para cegos


O braile é o método de escrita tátil que se lê com a ponta dos dedos para pessoas com deficiência visual. Mas, o recurso não atende completamente às necessidades de aprendizagem dos alunos. Para isso, outras ferramentas são utilizados: audiolivros, soroban (instrumento para cálculo), jogos pedagógicos e outros materiais em relevo, como mapas e gráficos, por exemplo.

Em Maringá, Paraná, o CAP (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual) é o setor responsável por atender a demanda de materiais didáticos adaptados para alunos com deficiência visual do ensino básico de vários municípios da região. De acordo com Rita de Fátima Carvalho Biazetto, 61 anos, especialista em educação especial que atua no CAP de Maringá, a demanda por materiais acessíveis é grande. Em 2018, o setor produziu e distribuiu 157 livros didáticos.

Ricardo Alexandre Vieira, 42 anos, cego desde o nascimento, é responsável pela revisão dos materiais produzidos no CAP. Para ele, é importante que os alunos tenham acesso a materiais de apoio pedagógico diversificados. Ricardo considera as disciplinas de matemática e química como sendo as mais complexas para o deficiente visual, já que não é possível realizar cálculos em braile e essas disciplinas exigem a interpretação de gráficos e fórmulas. Assim, os materiais em relevo, o soroban e os softwares que transformam texto em áudio se tornaram ferramentas obrigatórias para manter a qualidade do ensino desses alunos.

Para Rita e Ricardo, a inserção das crianças com deficiência visual em classes de educação regular é muito importante, já que proporciona para a criança, além do aprendizado das disciplinas do ensino básico, a possibilidade de desenvolver habilidades sociais e conviver com as diferenças. Um dos desafios para isso é a ampliação do acesso dos estudantes aos materiais didáticos necessário, bem como a capacitação contínua dos professores.

*A apuração dessa matéria foi realizada antes dos decretos de isolamento social em função da Covid-19, em março de 2020.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page