top of page

Arautos do Evangelho: Um castelo medieval na zona rural de Maringá


Um castelo medieval no meio da zona rural da cidade de Maringá está aguçando a curiosidade das pessoas que transitam pela Estrada 200, pois o estilo de arquitetura gótica francesa não é comum no Brasil. Essa obra, na verdade, não é um castelo, é o mosteiro dos Arautos do Evangelho, uma entidade religiosa que visa a formação de leigos e a evangelização por meio da cultura e da arte.

Segundo o Arauto Francisco Santana, 27 anos, diretor da Escola dos Arautos do Evangelho, os visitantes chegam com o propósito de Fazer um passeio turístico de final de semana, mas encontram um ambiente de muita oração e acabam fazendo uma peregrinação religiosa. “O objetivo dos Arautos dentro da igreja católica é fazer a evangelização através da beleza. O papa João Paulo II dizia que a beleza salvará o mundo, então as pessoas veem isso aqui e dizem: Deus existe”, afirma Francisco.

Capela interna do Mosteiro dos Arautos do Evangelho. (Crédito: Marcia Mantovani).

Em 2018, a comunidade dos Arautos mudou-se para o “castelo” que possui aproximadamente 3.400m², onde os religiosos residentes ficam recolhidos para estudos e orações, eles também fazem apresentações musicais e visitas de evangelização, bem como executam um projeto junto com alunos de escolas públicas que contempla aulas de música e prática de esportes.


Já o público externo, além da visitação no final de semana, pode participar das missas, confissões e cursos de formação catequética. Os visitantes são recebidos pelos cooperadores (voluntários), que os acompanham repassando seus ensinamentos sobre os Arautos, assim como presenciam os frutos da evangelização. “Quando eu era catequista trouxe a minha turma e seus pais para ver o presépio de luz, som e movimento, um casal em especial se encantou com a obra, participou das formações e hoje são terciários que ajudam os Arautos”, compartilhou a cooperadora Rosely Cossich, 53 anos, acupunturista.

As Senhora Rosely Cossich cooperadora voluntária dos Arautos do Evangelho. (Crédito: Marcia Mantovani).


As experiências dos visitantes expostas nas redes sociais ajudam na divulgação do mosteiro, em média são 800 pessoas por final de semana. “Já tivemos missas onde 80% da capela era composta por pessoas que estavam ali pela primeira vez, infelizmente a capela é pequena, nossa pretensão é construir uma igreja aqui na frente, para oferecer assistência espiritual para Maringá e região”, finaliza Francisco.

Arauto Francisco Santana responsável pela Escola dos Arautos do Evangelho. (Crédito: Marcia Mantovani).

*A apuração dessa matéria foi realizada antes dos decretos de isolamento social em função da Covid-19, em março de 2020.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page