Som e Luz: A história contada de forma diferente
No Museu Imperial, localizado em Petrópolis no Rio de Janeiro, acontece o "Som e Luz". Um espetáculo que faz uma viagem pelo reinando de Dom Pedro II, narrando eventos importantes que impactaram a história do Brasil, entre os anos de 1840 a 1889. Com apresentações de quinta a domingo, o espetáculo dura o ano inteiro e tem capacidade para 250 pessoas por sessão.
A visita ao museu começa com um passeio pelos jardins do palácio imperial guiada pelo Marques de Caxias e com o Barão do Bom Retiro, mostrando o Baile onde às princesas Isabel e Leopoldina conheceram o Conde d’Eu e o Duque de Saxe, seus futuros maridos. Os dois nobres brasileiros narram a história dos nomes mais importantes da família real.
Com uma breve passagem pela Guerra do Paraguai, a assinatura da Lei Áurea e terminando com a Proclamação da República, onde toda a família imperial se vê obrigada a deixar o Brasil e procurar exílio na França, a história é contada em quarenta e cinco minutos. Tempo em que o visitante conhece os personagens que figuram a narrativa brasileira.
A organização estrutural do evento por si só já é um espetáculo a parte. Pelo Museu Imperial ser um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os equipamentos que juntos somam três toneladas, foram escondidos. A cortina de água, por exemplo, reutiliza água de uma piscina de 38m² camuflada entre a vegetação do jardim. O projeto ainda conta com uma tecnologia de ponta.
Só na estrutura do espetáculo são utilizados cinco projetores digitais que exibem por toda a extensão do prédio, as silhuetas da família imperial e seus convidados. Para o espetáculo não perder o mistério que ronda toda a apresentação, a organização do evento não permite gravação de vídeos ou o registro fotográfico durante a apresentação. Para a guia turística Fernanda Dias, 32 anos, “o espetáculo nos mostra a história de um jeito novo e fácil de entender, então, uma coisa que é complicada acaba de tornando fácil", finaliza ela.
Museu Imperial em Petrópolis no Rio de Janeiro, local onde acontece o espetáculo Som e Luz. (Crédito: Lilian da Silva Nogueira)
O Museu Imperial é um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (Crédito: Lilian da Silva Nogueira)
A guia turística Fernanda Dias que há mais de dez anos trabalha no Museu Imperial. (Crédito: Lilian da Silva Nogueira)