Os encantos e belezas da Chapada dos Veadeiros
Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2001, a região da Chapada dos Veadeiros, protege uma área de 240 mil hectares de cerrado. Localizado no nordeste do estado de Goiás, o parque abrange as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina, Nova Roma e São João d'Aliança. Criado em 1961, a área abriga espécies e formações vegetais únicas, com centenas de nascentes e rochas com mais de um bilhão de anos. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local.
O parque possui inúmeras quedas d´água, sendo as mais visitadas saltos do rio preto, cânions, sete quedas, carrossel e cachoeira carioquinhas. Possui um total de 23 km de trilhas, todas sinalizadas com setas de diferentes cores e cada trilha possui um nível diferente de dificuldade. A entrada do Parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás.
Mirante da Janela uma das principais atrações do Parque. (Crédito: Ana Jéssyca Fonseca)
Para o empresário e morador da cidade de Alto Paraíso, Igor Rinco, o que mais atrai o turismo para a região são as belas cachoeiras e o Parque Nacional. Com aproximadamente 65 mil hectares de mata nativa do cerrado, dos quais aproximadamente 60% ficam em Cavalcante e os demais 40% em Alto Paraíso de Goiás.
Segundo Sângela Ribeiro, guia de turismo a mais de 7 anos na região, as melhores cidades para procurar hospedagem são na Vila de São Jorge, que fica a 1 km da entrada do parque, Alto Paraíso de Goiás que fica a 36 km, e Cavalcante que apesar de não haver portaria, possui a maior parte do parque, sendo possível ter acesso por estradas com o auxílio de um guia. Nessa região os atrativos ficam espalhados em propriedades particulares ou à beira das estradas.
O pôr do sol no Jardim de Maytrea. (Créditos: Ana Jéssyca Fonseca)
Fim de tarde no Mirante na cidade de Alto Paraíso. (Crédito: Ana Jéssyca Fonseca)