Sucesso do pão de queijo no café da manhã dos curitibanos
O tradicional lanche mineiro caiu no gosto por ser barato, além de se tornar uma das principais fontes de lucro das padarias da cidade
Fécula de mandioca, gordura vegetal, queijo, ovos e sal são os ingredientes básicos que formam a tradicional massa do conhecido pão de queijo. O alimento que em todas as manhãs sai do forno direto para as vitrines das lanchonetes, é o café da manhã preferido de muitos dos apressadinhos que costumam sair de casa sem conseguir comer nada.
Andando por Curitiba não é difícil de encontrar a cada esquina uma lanchonete ou padaria que tenha o pão de queijo. Considerado a glória dos cafés da manhã nos hotéis de luxo pelo Brasil, o alimento que é tão bem vendido nas ruas tem ajudado os comerciantes nesses tempos de crise. Um pote de 4 quilos de massa de pão de queijo, proporcionam, em média, 150% de lucro.
Segundo a comerciante da capital paranaense, Adriana Luiz da Cunha de 42 anos, nove entre dez fregueses preferem comprar o pão de queijo. “O povo já entra de olho no preço do cartaz. É não é porque é saboroso ou bonito. É por que é barato", conta ela.
Ainda segundo Adriana, a margem de lucro do gordurento pão de queijo urbano, é imbatível. Cada pote de 4 quilos que custam em média ao comerciante 28,00 reais, rende cerca de 43 pães de queijo. A atendente Daniela Mazorosqui, confirma a premissa: “Pão de queijo é sagrado aqui pela manhã. E também é o lanche mais barato que temos".
Numa autêntica “conta de padeiro”, basta apenas os comerciantes venderem 14 pães de queijo, que o balde de 4 quilos estará pago. A delicia mineira que faz sucesso com os curitibanos por ser barato, é a principail fonte de lucro das padarias da cidade.