top of page

Contêiner semienterrado ajuda no destino adequado de recicláveis


Um dos munícipes utilizando o contêiner para o descarte de lixo reciclável. (Crédito: Ricardo Siqueira Mendes)

A cidade de Guaratinguetá, região metropolitana do Vale do Paraíba, foi a primeira cidade do Brasil a adquirir o contêiner semienterrado, produzido por uma das maiores fabricantes de contêineres da Europa, a empresa alemã Bauer. O equipamento que foi instalado no ano de 2011, no Parque Ecológico Municipal Anthero dos Santos, tem por objetivo ajudar para que os municípios descartem o material reciclável, de forma adequada.

De acordo com o representante da empresa, Arthur Moreira Barbosa Junior, 61 anos, são inúmeras as vantagens do equipamento. “Com o contêiner para a coleta, principalmente de lixo doméstico, o município economiza na mão-de-obra, pois se utilizam menos funcionários para coletar o lixo. Além de estar disponível 24 horas, para a população descartar os rejeitos domésticos. Também evita problemas com os animais que constantemente rasgam os sacos, espalhando o lixo pelas ruas, e diminui a proliferação de animais peçonhentos, e vetores de outras doenças”, destaca.

Ainda segundo o empresário, existem 70 contêineres instalados para lixo doméstico na cidade de Brasília, além de ter até abaixo-assinado para a instalação dos contêineres, em outras comunidades da região.

Para o supervisor da prefeitura de Guaratinguetá, José Galvão de Oliveira, 50 anos, o contêiner é muito bom e é bem aceito pela comunidade. Além de contribuir para o descarte regular do lixo reciclável. “Muitas pessoas vêm depositar o lixo reciclável aqui. Moradores do bairro, das proximidades. Outras já aproveitam até para fazer uma caminhada pelo Parque. Vários municípios nos elogiaram, e falaram da importância de ter equipamentos desse tipo em outros locais da cidade”, afirma ele.

De acordo com Oliveira, o equipamento que foi instalado há oito anos na cidade, está em perfeita condições e sem sinais de corrosão. O que prova a qualidade do produto.

O contêiner semienterrado é içado para fora, para ser esvaziado. (Crédito: Ricardo Siqueira Mendes)

O descarte do lixo reciclável é feito na caçamba de um caminhão. (Crédito: Ricardo Siqueira Mendes)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page