top of page

O retorno das câmeras analógicas


O estilo vintage chama atenção para as câmeras analógicas. (Crédito: Luiza Remez)

Idosos podem manter uma relação nostálgica com aparelhos comuns em suas épocas juventude. Entretanto, muitos jovens ficam fascinados com a forma de como as coisas eram feitas no passado. focando nesse público, muitas empresas acabam apostando em produtos com características vintage. O universo da fotografia, hoje dominado pelas câmeras digitais, também tem seu gueto formado por admiradores das tradicionais câmeras analógicas.

Para a musicista e fotógrafa amadora, Julia Alexandre, o gosto pela analógica sempre esteve presente em sua vida. “No início dos anos 2000, minha família comprou uma câmera analógica. Eu tinha uns 6 anos e lembro que gostava muito de brincar com ela. Com a vinda das câmeras digitais, acabei a deixando de lado, mas em 2014 resgatei ela e esse hábito, e comecei a fotografar novamente”, relata.

Além de retomar memórias da infância, a fotografia analógica desperta outros sentidos, como a ressignificação do próprio valor da foto.

“O que mais gosto de fotografar é o céu. Para mim isso tem um significado muito grande pois existe algo do momento exato que você resolve tirar a foto. O céu, como no meu caso, pode mudar em questão de minutos e esse processo da valorização dos momentos certos é algo que aprecio muito", explica Julia.

Câmeras analógicas estão sendo procuradas e utilizadas por jovens. (Crédito: Luiza Remez)

A arquiteta e fotógrafa Ana Paula Saggin, compartilha deste sentimento: “De alguma forma parece que o momento é registrado com maior valor, como se tivéssemos uma chance apenas de registrar aquela situação ou paisagem.”

E a diversão se estende para o momento posterior ao clique. “Eu gosto que a fotografia analógica cria uma ansiedade boa com a espera do resultado revelado. É sempre uma mistura de animação e nervosismo, algo que com as câmeras digitais não sinto”, conta Ana.

O viés de liberdade na hora de registrar imagens deixando regras de lado, é um dos ideais pregados pela Lomografia.

Lomografia deriva do uso das câmeras Lomo, fabricadas na Rússia nos anos 80. A máquina é conhecida por ter alta sensibilidade, proporcionando cores vibrantes e saturadas sem o uso de flash. O idealizador da câmera Lomo foi o general Igor Petrowitsch Kornitzky, admirador da compacta câmera japonesa Cosina CX-1. Ele queria que as câmeras se transformassem num símbolo russo e possibilitasse às pessoas registrar o dia-a-dia das famílias soviéticas

A lomografia utiliza máquinas de alta sensibilidade; as fotos têm cores vibrantes e saturadas sem o uso de flash. Esta foto foi feita com aplicativo que simula a estética da lomografia. (Crédito: Luiza Remez)

A Lomo, porém, deixou de ser fabricada nos anos 80 e o interesse por ela renasceu por acaso quando dois estudantes vienenses visitavam Praga e viram um exemplar da LOMO LC-A em uma vitrine. Compraram e começaram a fotografar o ambiente ao seu redor ao acaso. Quando retornaram para Viena, revelaram os rolos de filme e encontraram imagens lindas, o que transformou a Lomo num objeto de desejo de muitos amigos e familiares.

Logo, tantos eram os aficionados que os adeptos criaram, em 1995 na cidade de Viena, a Lomographic Society International, uma sociedade de fãs do pequeno aparelho com o objetivo de não deixar morrer a arte da fotografia analógica. Aos poucos, a lomografia foi se moldando e passou a representar um viés mais artístico, contrariando várias regras levadas em consideração por muitos fotógrafos. A ideia principal é deixar as técnicas de lado e clicar.

A fotografia é, atualmente, uma paixão compartilhada entre pessoas de diversas idades. Ferramentas que proporcionam experiências fotográficas estão entre as mais usadas atualmente. Um exemplo disso, é o Instagram, onde os usuários podem postar as suas fotos e curtir as imagens de outras pessoas. Com a popularização desse aplicativo, o fenômeno da lomografia voltou a ser febre entre os jovens.

O site brasileiro Lomography reúne artistas profissionais e amadores apaixonados pela estética da Lomografia e lá trocam trabalhos e experiências. Além disso, é possível acessar a loja online e adquirir câmeras, lentes e acessórios para se ter uma experiência exclusiva que só as câmeras analógicas proporcionam.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page