top of page

Cada país tem a Lady Gaga que merece

Luana estarrece a todos em qualquer ambiente em que esteja presente: seja num bar, um restaurante, shopping ou até mesmo pelos corredores da faculdade - onde cursa Publicidade e Propaganda e é chamada por seus amigos pelo apelido de Gaga. A estudante é conhecida dentro do grupo dos adeptos à subcultura gótica como Gaga Gothic; seu nome artístico e de youtuber.

A origem do apelido pode ser percebida nas características da jovem: sua semelhança facial com a cantora Stefani Joanne Angelina Germanotta, a qual o mundo conhece como Lady Gaga. A semelhança é tão marcante que a fez começar a ter interesse em ser cover da cantora e hoje é uma das mais conhecidas na área. Frequentadora assídua dos ‘’rolês de cemitério’’ e adepta do visual e estilo de vida gótico há pelo menos 6 anos, enfrentou inúmeros olhares e preconceitos durante toda a sua caminhada. Os cochichos, risadas e olhares tortos são elementos cotidianos na sua rotina, os quais aparentemente agem de forma a deixá-la mais corajosa.

Como se ser gótica e cover de uma das cantoras do cenário pop não fossem chocantes o suficiente, Luana Elyas também começou a ter interesse pelo universo das drag queens do programa RuPaul’s Drag Race, e em especial em Sharon Needles, drag queen que além de performances também é cantora. ‘’O Drag pra mim sempre foi uma oportunidade de sair “de mim” quando eu não queria ser eu ou queria dar vida a personagens que crio dentro de mim, meu próprio trabalho como Gaga é uma forma de drag. ‘’ relata Luana, que complementa: ‘’Quando conheci o programa, abri ainda mais minha arte e deixei de me limitar apenas a uma ou duas personalidades, e sim, artisticamente, viver cada personagem no momento em que quisesse.. A Sharon é minha drag favorita, ela se destacou em mim por ter os gostos, o humor e o estilo semelhantes aos meus, o que me deu vontade de criar uma drag cover dela. É tudo arte‘. Sharon Needles venceu a quarta temporada do reality show de drag queens.

Luana conta que a cantora Lady Gaga surgiu em sua vida em uma fase extremamente conturbada e turbulenta, e nem imaginava o impacto que traria em sua realidade. Tinha em torno de 9 anos quando descobriu as músicas da artista, e sofria bullying na escola, sendo rejeitada pelos colegas e até mesmo professores no colégio onde estudava, portanto a música se tornou seu maior refúgio. O reconhecimento da artista aumentava com o passar dos anos, e o fascínio e adoração também. ‘’Os discursos, os visuais, o significado de tudo por trás do trabalho dela me encantava. Mas lembro de um dia em que a Gaga fez um show na sua turnê ‘’The Monster Ball Tour’’ e eu li todo o discurso em que ela falava sobre a trajetória dela e sobre como ela queria que os fãs soubessem que não estamos sozinhos. Aquilo mudou minha vida, Depois, com seus novos álbuns, novos ensinamentos, fui me apegando cada vez mais e isso só cresce até hoje. Quando começaram a dizer que eu me pareço fisicamente com ela, me senti honrada”, relatou.

A rotina de arrumação da jovem não tem muito segredo. Muito delineador, batom, sombras pretas e pancake branco. Na vestimenta, saias compridas rendadas e corset. A maquiagem característica de seu dia a dia, ligada ao movimento gótico, é o que lhe faz sofrer ‘’um pouquinho’’ para ir estudar de manhã. Ela disse gostar de manter sua aparência de acordo com a essência e a subcultura na qual se insere.

A rotina de ensaios é quase diária segundo Luana, e são normalmente ensaios em casa. Quando realiza performances com dançarinos há todo um processo de agendar tempo para poder repassar as coreografias necessárias. A jovem costuma se apresentar em clubes noturnos GLS, mas disse que há variações em suas apresentações, como shows em aniversários, casamentos e eventos fechados. ‘’Eu faço isso por amor, na verdade. Todos sabemos como é difícil ser artista no país em que vivemos, e o quanto isso não é valorizado, mas realmente gosto de fazer o que faço. Mas óbvio que é extremamente satisfatório receber e realmente trabalhar com isso’’, afirmou.

A estudante de Publicidade e Propaganda estuda em semipresencial, e alega que não sente muito o efeito em sua rotina. Consegue conciliar os horários de estudo com os ensaios e manter-se dedicada. O preconceito não vem somente de fora de sua casa. Muitos familiares não são favoráveis ao estilo e o trabalho realizado por Luana. ‘’Já ouvi muitos ‘’tira esse carvão da cara’’, ‘’Só usa preto, deve estar deprimida’’ e até alegam ser ‘’falta de Deus’’ em minha vida.’’ alegou. ‘’Mas felizmente são todos comentários de parentes não muito próximos de mim.’’ Já a mãe de Luana apoia e ajuda em tudo que é preciso, e é sua maior admiradora em sua trajetória.

Lady Gaga, que recentemente recebeu os Grammy de ‘’Melhor Música Escrita para a Mídia Visual’’, ‘’Melhor Performance Duo’’ e ‘’Melhor Performance Pop Solo’’ e que, após muitas críticas em cima de suas indicações ao Oscar pelo filme A Star Is Born, levou o prêmio de ‘’Melhor Canção Original’’ virou destaque na imprensa mundial. ‘’Não há dúvidas de que Lady Gaga se renova cada vez mais como artista, em cada um de seus trabalhos. Eu tenho realmente muito orgulho dela.’’ reconhece Luana. ‘’Sendo alguém que acompanha seu trabalho desde muito cedo e conheço toda a batalha dela, fico orgulhosa e feliz demais em ver ela crescer como artista, ser reconhecida por mais públicos. Ela é completa.’’

Procuramos uma pessoa próxima de Luana para ter uma ideia de como se tratava o convívio com a jovem, lidando com os olhares e críticas que a jovem recebe mesmo estando em companhia de amigos e familiares.

Alice Pianoschi, amiga próxima de Luana desde 2015, conta um pouco da convivência com a artista. “Apesar de morarmos em estados diferentes do Brasil, fazemos contato pelo menos uma vez no dia, o que torna nossa amizade tão íntima quanto a de amigos que moram na mesma cidade, provavelmente até mais forte”, explica.

A amiga conta a aparência de Luana é uma questão, independente do porte da cidade em que ela esteja. “Aparência é algo que eu considero muito importante, mas ao contrário de muitos, eu aprecio o diferente, então, me dou muito bem com pessoas que escolhem ter um “estilo” fora do padrão e sei lidar com as consequências disso. E a Luana tem um estilo tanto para aparência, mas também tem seu estilo de vida, que como por exemplo o veganismo. Este, é uma das maiores demonstrações de empatia e sensibilidade que alguém pode ter, abrindo mão de refeições “prazerosas” para a vida dos animais. O estilo alternativo no quesito moda e beleza, é uma expressão artística, mostrando que é uma pessoa com opiniões e gostos diferentes, o que a torna ainda mais interessante e passa a impressão de alguém mais apaixonada por arte, que a favorece com seu trabalho, que pertence à esse ambiente.”, explica.

A amizade das duas se baseia, dentre tantas coisas, nos interesses em comum como arte, moda e beleza alternativos. Além disso, Alice aponta que ambas são sensíveis, gentis e compreensivas, “qualidades que com certeza, são extremamente importantes para o caráter de alguém’’, relata.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page