top of page

Crise e desemprego provocam aumento da informalidade no país

O mercado de trabalho informal cresce no Brasil. Devido à crise e o desemprego atuais, famílias estão sem alternativas para garantir o próprio sustento. Segundo dados do IBGE, a informalidade atingiu um índice maior do que o mercado formal em 2017. O número de trabalhadores sem carteira assinada atingiu 34,2 milhões ou 37,1% da população ocupada do país. Já os trabalhadores formais ocupavam 33,3 milhões.



Dona Fátima vendendo seus produtos: “Meu ganha pão”


Trabalhar sem carteira assinada é a melhor solução? Para algumas famílias é a única solução no Brasil atual. Esse é o caso da vendedora ambulante Fátima Pereira, moradora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com 43 anos e ex- doméstica, Fátima mora com o companheiro e os filhos. Sem alternativas viáveis para garantir seus sustentos, o casal teve que virar vendedores ambulantes para garantir seu futuro. Eles trabalham juntos há 3 anos, vendendo no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.


Número de trabalhadores informais cresce no país



Mesmo com as dificuldades, Fátima não encontra alternativa. Perguntada sobre a possibilidade de fazer algum curso, ela responde: “A falta de tempo não deixa”. Agora, o que deseja é apenas garantir uma velhice tranquila e um bom futuro para os filhos. Atualmente, será que o Brasil oferece possibilidades para Fátima e outras famílias que passam pela mesma situação?

Aterro do Flamengo: um dos maiores cartões postais do Rio

---

Texto e fotos: Guilherme Azevedo Neto, Rio de Janeiro-RJ

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page