Parque do Forte e a cama elástica: companheiros fieis dos últimos 12 anos
O Parque do Forte foi inaugurado em 10 de junho de 2006. Faz parte, junto à Fortaleza de São José de Macapá, de um Complexo Turístico à margem do Rio Amazonas, segundo informações constantes no site do Portal Turismo Brasil. Antes da construção do Parque, o local era um grande terreno baldio, onde os casais iam namorar de carro. Assim que foi inaugurado, a população o batizou instantaneamente de lugar bonito.
Visão do Parque do Forte para área de passeio
O lugar é também ponto de encontro das famílias da cidade, um lugar cheio de crianças e gente fazendo atividade física. O senhor Ademilson Pacheco trabalha há doze anos na praça. Estivador aposentado, mantém uma cama elástica, em que permite que as crianças brinquem mediante pagamento de uma quantia módica. Conta que o melhor da praça era quando tinha o chafariz, e que atualmente a praça está mais clara e mais segura, devido à última reforma realizada pelo governo estadual, embora ainda apresente problemas na estrutura. O Chafariz, por exemplo, não existe mais.
Visão do Parque do Forte para o rio Amazonas
Todos os dias a rotina do senhor Ademilson começa às 15 horas da tarde e vai até as 22 horas da noite. E comenta que o maior vento se dá no verão, a partir de agosto, quando sua atividade lhe rende os maiores ganhos. O estivador aposentado participou de uma audiência na Justiça Federal, em que governo e prefeitura decidiriam o destino de 42 famílias que trabalham vendendo comida no entorno do parque. Segundo ele, serão construídos 25 quiosques para essas famílias. Ele espera ficar de fora. Seu negócio é cama elástica.
Senhor Ademilson Pacheco investe na cama elástica como fonte de renda extra
---
Texto e fotos: Alessandro Batista, Macapá-AP
Edição: Sionelly Leite