Praça dos Pioneiros: permanência e diversidade
A Praça dos Pioneiros está localizada em Paranavaí, na região noroeste do elazerstado do Paraná. Sua história começa com o primeiro prefeito da cidade José Vaz de Carvalho, mas só teve execução no seu terceiro mandato entre os anos de 1977 a 1983. Além disso, o local era o antigo Estádio Natal Francisco, nome do pioneiro que doou o terreno.
Placa localizada representando seu nome
Segundo dados da Prefeitura, a cidade é constituída por 105.470 habitantes. Com isso, a praça é a maior e mais frequentada pela população com seus 23 mil m² e formato retangular. A praça possui diversidades para o lazer, como quadra de areia, parque infantil e caminhos largos para a prática de caminhadas.
Figueiredo trabalha na praça há mais de 20 anos
José Augusto Luís de Figueiredo, 61, é trabalhador da praça como pipoqueiro e com a cama elástica para as crianças. "Comecei em 1991, como o movimento foi crescendo e houve melhorias na estrutura dela, consegui clientes fixos e continuar aqui. Costumo trabalhar aos domingos e feriados das 15 às 19 horas. Considero uma distração nos finais de semana’’, relata.
As árvores sibipirunas de grande porte oferecem bela paisagem e sombra
Existem eventos importantes na praça, como por exemplo, a EXPOFLOR, uma feira de flores realizada anualmente. E a já tradicional Freira da Lua, realizada semanalmente, oferecendo a área gastronômica com doces e verduras frescas. A Praça dos Pioneiros se tornou um importante cartão postal da cidade de Paranavaí, sendo ela um ponto de encontro, resgatando a essência do espaço público e sobretudo capaz de abrigar os jovens, adultos e idosos.
---
Texto e fotos: Alana Compagnoni, Paranavaí-PR
Edição: Sionelly Leite