top of page

Lapa Nova: fonte de turismo na cidade de Vazante

Situada a 600 km da capital Belo Horizonte, a cidade de Vazante se destaca pelas tradicionais festas religiosas e pela exploração de zinco. A região é uma das maiores fornecedoras desse metal no país. Todos os anos, pessoas de diversas localidades viajam por essas bandas afim de fazer devoção à padroeira “Senhora da Lapa” que, conforme a lenda, teria sido vista por um casal de jovens numa gruta na entrada da cidade, no século XIX.


Gruta Lapa Nova vista de, aproximadamente, 100 metros


No município existem duas cavernas que se destacam: uma pelo significado de fé; a outra, por ser interessante à vista dos turistas que perderiam a viagem, partindo daqui sem visitá-la. Em dias de festa, em média, mais de 4 mil pessoas visitam o local diariamente, segundo números da prefeitura local.




Edyvan Fernando, 25, exalta a grandeza histórica da gruta


Conforme dados do Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil, a gruta é a sexta maior do estado — sede do maior número de grutas do Brasil — chegando a incríveis 4500 metros de extensão. Segundo o diretor municipal de Cultura e Turismo, Edyvan Fernando, 25, a administração local reconhece o valor histórico e turístico da gruta que para ele é uma espécie de “presente de Deus” para Vazante. “A Gruta da Lapa Nova com seus 4500m de extensão, é o maior chamariz turístico de Vazante por suas características que atraem pessoas em busca de aventura e conhecimento espeleológico”, conta Edyvan, encantado.



Pátio da caverna: um salão enorme na entrada

---

Texto e fotos: Flávio Nunes de Souza, Vazante-MG

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page