Amor para transformar adversidades em sonhos
A Chácara Meninos de 4 Pinheiros, localizado em Mandirituba, no interior do Paraná, acolhe crianças e adolescentes em situação de risco, violência doméstica, discriminação e vulnerabilidade social. Com serviços de acolhimento, encaminhando a atendimento psicossocial, educacional, clínico e odontológico, visa-se proporcionar uma vida com justiça social através da vivência da pedagogia dos sonhos. Proposta pelo sociólogo Fernando Góis, o lugar tem o lema “Ama-me quando menos mereço, pois é quando mais preciso”, e abriga muitas histórias de lutas e superação.
André Santos Araújo, psicólogo da Instituição
A instituição já foi protagonista na transformação de vida de muitos jovens que por ali passaram, um exemplo é o Fundador da ONG Passos da Criança, Adilson de Souza, que chegou em situação de rua e era usuário de drogas, onde foi acolhido, voltou a estudar e se formou em Serviço Social pela PUC. Para André Santos Araújo, psicólogo da Instituição, "a Fundação vem realizando um trabalho contínuo junto à abordagem de rua, resultando numa mediação eficaz para a recuperação destes adolescentes, pois eles precisam de uma proposta que oportunize uma nova perspectiva de vida, pois as condições que estão expostos, nas ruas ou na presença de familiares usuários de drogas, acabam em um ambiente adverso onde pode transformar esses erros em herança”, diz.
Atualmente a instituição atende meninos entre 6 e 18 anos
Ouvimos falar de crianças e adolescentes que moram em abrigos, mas sabemos pouco sobre suas vidas e as razões de terem deixado suas casas. Para tentar conhecer melhor esses meninos e meninas e como vivem longe de suas famílias, a sociedade precisa conhecer, e participar. Eis aí um desafio para todos. Para conhecer mais a fundação, acesse www.4pinheiros.org.br.
Estrutura da chácara sem portões e muros, com ambiente familiar para acolher
---
Texto e fotos: Marcio Rogério de Jesus, Mandirituba–PR
Edição: Sionelly Leite