Museu Histórico e Pedagógico volta a ser referência em Cruzeiro
O Museu Histórico e Pedagógico Major Novaes fica localizado no Município de Cruzeiro (SP) e mantém a imponência da época que lhe foi própria: o café. O prédio é mantido pelo poder público e foi tombado como patrimônio histórico. Após anos fechado pelas más condições da estrutura e conservação foi totalmente reformado e restaurado, mas ainda não está inteiramente disponível à visitação.
Solar dos Novaes, sede da Fazenda Boa Vista
Segundo a diretora Claudia Isabel R. Santos, 34, “falta para o museu a construção do Projeto Museográfico para ter a exposição de longa duração aberta. A finalidade do museu é que as pessoas se apropriem desse espaço, se apropriem dessa memória na construção identitária do ser cruzeirense”. No acervo existem documentos e registros históricos referentes ao período da escravatura brasileira na região.
Professora Mestre Claudia Isabel R. Santos, diretora do Museu
De acordo com o site infopatrimonio.org, a implantação da cultura do café na região do Vale do Paraíba e a introdução da ferrovia no século XIX promoveram o desenvolvimento da cidade de Cruzeiro. São desenvolvidas as seguintes atividades: Ioga, cineclube, exposições temporárias, palestras, entre outras. O Museu está aberto ao público de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
O Museu foi tombado pelo Governo Estadual em de 24 de setembro de 1969
---
Texto e fotos: Flaviano Marcelino Pereira, Cruzeiro-SP
Edição: Sionelly Leite