Lago Internacional da Fronteira: um laço entre dois países
Diferente de outras fronteiras secas, em um certo ponto geográfico da divisa entre Brasil e Argentina se encontra um ponto turístico: são dois países, três Estados (Paraná, Santa Catarina e Província de Missiones) e três cidades (Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen) unidos por um lago, o Lago Internacional da Fronteira.
Flávio Berté, responsável pelo desenvolvimento do projeto
A criação do Lago Internacional da Fronteira teve como objetivo inicial revitalizar o Rio Nascente do Peperi, como afirma o coordenador do projeto, secretário e vice-prefeito daquela gestão Flávio Berté. “O compromisso era de revitalizar o espaço da Nascente do Rio Peperi-Guaçu, o qual era um espaço de ocupação irregular, deposito de lixo e esgoto, e transformar isso num ambiente ecologicamente correto e agradável”, comenta Berté.
Lago Internacional da Fronteira possui 3000m de dimensão
O projeto contou com a colaboração dos Governos Municipais das três cidades, bem como dos governos estaduais. O maior desafio, segundo o secretário, "foi a obtenção da aprovação ambiental do lado brasileiro”. Com aproximadamente 3 mil metros de dimensão, segundo o site do CIF – Consórcio Intermunicipal da Fronteira, o Lago Internacional é um projeto bem sucedido, o qual não possui barreiras, muros, cercas ou controle de passagem. As duas nações convivem tranquilamente como se fosse apenas uma. Aquém da conhecida rivalidade no futebol, o lago é um ponto de encontro, amizade e lazer entre brasileiros e argentinos.
Lago Internacional: lazer para brasileiros e argentinos
---
Texto e fotos: Deise Bach, Dionísio Cerqueira-SC
Edição: Sionelly Leite