Mineirão, a segunda casa dos mineiros
Conhecido popularmente como Mineirão, o estádio Governador Magalhães Pinto foi inaugurado no dia 05/09/1965 e, atualmente, tem capacidade para 62 mil pessoas, sendo um dos maiores estádios do País. Personalidade marcante da historia do Mineirão, o senhor José França (conhecido por “Seu França”), de 78 anos, trabalha no estádio desde a sua inauguração, e conta em entrevista como é a sua relação com um dos maiores monumentos de Belo Horizonte.
O campo do estádio Mineirão possui as medidas “padrão Fifa”: 105 metros de comprimento x 68 metros de largura
Revista F: Há quantos anos trabalha no estádio e como é o ambiente de trabalho? Seu França: Trabalho no Mineirão há 55 anos. O ambiente de trabalho é sensacional, se eu voltasse no tempo em que era jovem, eu faria tudo de novo para poder trabalhar aqui no estádio.
RF: Em que área/setor o senhor trabalha aqui no estádio? Seu França: Atualmente eu trabalho na parte do atendimento e ajudo nas visitas guiadas pelo estádio. Mas já realizei diversas tarefas nesses 55 anos.
RF: O senhor já esteve presente em algum jogo do estádio que marcou sua vida de alguma forma? Seu França: Já estive presente em muitas partidas, e como estava sempre a trabalho não podia acompanhar muito bem os jogos. Mas um que marcou não só a minha vida, como a do estádio, foi um Cruzeiro x Internacional pela Libertadores de 1976, onde o cruzeiro venceu por 5x4.
RF: O Senhor torce por algum clube? Seu França: Como eu disse antes, eu estive presente em muitos jogos do estádio, então é difícil dizer que torço para somente um clube, eu prefiro dizer que torço em prol do futebol mineiro.
Senhor José França, um dos mais antigos e respeitados funcionários da historia do Mineirão
Os torcedores que quiserem desfrutar de um conforto maior durante os jogos podem usar o camarote, nomeado de “Camarote Brahma”
---
Texto e fotos: André Stehling Luciano, Belo Horizonte-MG
Edição: Sionelly Leite