top of page

Voluntários promovem inclusão social dos moradores em Caraguatatuba

Caraguatatuba, a princesinha do litoral norte de São Paulo, é considerada uma das cidades mais violentas do estado segundo dados do instituto Sou da Paz, mas a solidariedade de sua população ajuda os moradores a terem um futuro melhor. O MAP (Movimento de Amor ao Próximo) é uma ONG que atua na cidade com ações solidárias. Segundo seus organizadores, o MAP atende cerca de 700 pessoas por mês com seus cursos de teatro, violão, balé, oratória, artes manuais, artesanato, jardinagem e suas ações bimestrais como o dia da beleza e dia da saúde, a distribuição de cestas básicas mensais é outro viés da ONG.

Área livre do MAP para recreação infantil com palco

Uma das frequentadoras do local é a Ivanete Alves, 34, dona de casa e moradora de Caraguatatuba há cerca de 2 anos. Ivanete diz que o MAP a auxiliou muito na adaptação com a cidade, na interação com as pessoas e como uma complementação de renda com o curso de pintura em tecido. Ela afirma também que a ONG ajuda muitos moradores que não tem condições para pagar um curso profissionalizante e pretende no futuro abrir uma loja de artesanato no centro da cidade.

Ivanete exibe orgulhosa sua obra de arte no pano de prato

Para Ivanete, o primeiro pano de prato que ela pintou foi emocionante. "Nunca achei que eu seria capaz de fazer arte, hoje estou pintando um pano para dar de presente para minha mãe", diz, orgulhosa.

Alunas de artes manuais

O MAP abre todos os dias da semana e está localizado na rua Izamira Pinto Santana, 459 no bairro do Porto Novo em Caraguatatuba.

---

Texto e fotos: Rodrigo Luiz da Silva, Caraguatatuba-SP

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page