Cognópolis: o bairro referência em pesquisa de parapsiquismo
Foz do Iguaçu é uma cidade localizada no oeste do Paraná, e tem aproximadamente 264.044 habitantes de acordo com a prefeitura. Entre os diversos aspectos que a tornam peculiar está o fato do bairro Cognópolis fazer parte dela. O bairro fica na zona rural da cidade e é conhecido por fomentar pesquisas relacionadas a ao parapsiquismo, mais precisamente relacionados à Conscienciologia.
Holociclo: Local onde há acervo de livros para pesquisa
Atualmente o bairro é composto por 24 centros de pesquisa, 35 laboratórios, 11 condomínios, e 1 hotel e atrai centenas de pesquisadores das mais diversas partes do Brasil e do mundo. O arquiteto Alexandre Balthazar, 53, presente na maioria das obras do bairro, explica que o termo Cognópolis foi cunhado por Waldo Vieira, propositor da ciência - conscienciologia, em texto publicado na Revista CEAEC Newsletter em 1999 - e que significa Cidade do Conhecimento.
Placa de identificação no início do bairro Cognópolis
Sobre quais os impactos do bairro para a cidade, Balthazar diz que “A principal e talvez imediata contribuição da conscienciologia para a cidade e região foram os quase 1000 voluntários que migraram para Foz, dentre os quais dezenas de médicos, psicólogos, engenheiros, professores e inúmeras outras profissões, grande parte graduados e pós-graduados que vieram para contribuir com o crescimento do município”.
Alexandre Martins Balthazar, arquiteto
Os centros de pesquisa têm uma arquitetura diferenciada com muitas árvores e é aberto à toda a comunidade.
---
Texto e fotos: Raíza de Oliveira, Foz do Iguaçu-PR
Edição: Sionelly Leite