Igreja Senhor Bom Jesus: uma trajetória de espiritualidade
Anteriormente com a denominação de capela, a Igreja Senhor Bom Jesus, localizada no município de Marumbi, norte do Paraná, pertenceu à Paróquia São João Batista de Jandaia do Sul que fazia parte da Arquidiocese de Jacarezinho.
O alto do campanário oferecia uma visão privilegiada
Foto: Acervo da Paróquia Senhor Bom Jesus
Do lado externo da capela, a cruz de madeira erguida pelos missionários Capuchinhos, durante uma das missões, era um ponto marcante. Apostolado da Oração, Filhas de Maria, Congregados Marianos e Cruzadinhas eram os principais movimentos da época.
Aos 74 anos, Dona Adélia conta a história de sua Igreja
A senhora Adélia Mangolim, que frequenta a igreja desde a época em que era capela, relembra a passagem dos Capuchinhos. "Era um trabalho tão lindo! Eram pessoas escolhidas para fazer aquelas explicações e que o povo chorava", relata.
No centro da praça está o espaço de proximidade com Deus
Segundo informações da Arquidiocese de Maringá, a capela foi elevada a categoria de paróquia, em 09 de agosto de 1959. A primeira imagem do padroeiro Senhor Bom Jesus foi trazida da cidade de Pirapora do Bom Jesus, estado de São Paulo, e doada por João Lopes do Prado, um antigo morador da cidade. Seu primeiro pároco foi o Padre Luciano Ambrozini. Atualmente a paróquia é administrada pelo Padre Eduardo Batista.
Dentre os eventos realizados, hoje se destacam: a festa do padroeiro, a procissão do manto de Jesus, o cerco de Jericó e a confecção do bolo do padroeiro. Apesar das mudanças a igreja ainda conserva como tradição, o serviço de alto-falante que é utilizado para a realização de comunicados de interesse da população.
---
Texto e fotos: Fátima de Souza Rocha, Marumbi-PR
Edição: Sionelly Leite