Paranaguá: Mercado do Café e a arte do Fandango
Uma das cidades interessantes do litoral do Paraná, para quem deseja conhecê-la e que merece ser observada com atenção e muito carinho, é Paranaguá, que fica a 90 km de Curitiba. Conhecida como o Berço da Civilização Paranaense, fundada em 1648, é a mais antiga, possuindo uma população de mais de 152.975 habitantes, de acordo com informações do IBGE em 2017.
Ponto turístico visitado por muitos turistas durante todo o ano
Vindo a cidade, não deixe de conhecer o famoso Mercado do Artesanato, que um dia já foi Mercado do Peixe, construído em 1914 e desde 1983 passou a ser um espaço utilizado pelos artesãos parnanguaras que oferece peças fabricadas por eles e também pela comunidade indígena que reside na Ilha da Cotinga.
Índios da Ilha da Cotinga confeccionam produtos encontrados no Mercado
Nesse local, também dá para conhecer José Martins Filho, Mestre Zeca (da Rabeca). Nasceu em 12 de junho 1951 e morou numa localidade denominada Salto do Morato em Guaraqueçaba, no Paraná. Filho de construtor de barcos, começou a dominar essa arte e a de tocar esse instrumento (rabeca e outros) a partir dos 14 anos através do seu pai, seu professor. Toca em quatro grupos na Ilha dos Valadares, onde mora. Pensando em manter viva essa cultura, Mestre Zeca ensina a tocar e a confeccionar os instrumentos utilizados pelos caiçaras.
Mestre Zeca confecciona e ensina a tocar esse e outros instrumentos
---
Texto e fotos: Edenilson Venancio, Paranaguá-PR
Edição: Sionelly Leite