top of page

Castelinho: passado, presente e futuro de Erechim

O Castelinho é considerado um dos monumentos históricos mais importantes de Erechim, cidade do Rio Grande do Sul que em 2018 completou seus 100 anos. Segundo informações do site da Prefeitura “Este prédio, em madeira, construído entre 1912 e 1915, serviu para abrigar a Comissão de Terras do Estado do Rio Grande do Sul, que foi o órgão que projetou e demarcou as ruas e avenidas, lotes urbanos e rurais de Erechim. Foi inaugurado em 20 de abril de 1916.”


Castelinho em 1917. Fonte: Arquivo Histórico Municipal

Em entrevista, o Diretor de Cultura e Turismo de Erechim, Gleisson Nazier de Assis, 49, também Gestor do Castelinho, fala sobre a importância deste prédio histórico no Centenário da cidade: “Eu acredito que no Castelinho foi onde tudo começou, tudo partiu dali, nos primórdios da história de Erechim. Infelizmente, existe uma questão na justiça, por acaso durante o centenário e ninguém pode acessá-lo.” Sobre uma possível reabertura aos visitantes, Gleisson afirma: “A princípio não há uma data exata, uma vez que o processo está na justiça. Estamos tentando, de todas as formas reabri-lo, pois acho muito interessante nos Centenário a participação do Castelinho, que é o maior marco da nossa cidade.”


Gleisson Nazier de Assis, Gestor do Castelinho

A população erechinense aguarda ansiosa pela conclusão do impasse judicial e do processo de revitalização, para que as atuais e futuras gerações voltem a usufruir deste legado histórico e cultural.

Castelinho em 2018, mais de 100 anos de história

---

Texto e fotos: Adriana Paula Czapela, Erechim-RS

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page