top of page

Dona Noá: entre quibes e boas histórias

Uma voz doce, quase inaudível e um sotaque característico dos imigrantes do oriente médio. Ao lado de um filho quarentão, mas que trata como se fosse um menino, todos os dias, de segunda a sexta-feira, no mesmo lugar, com o mesmo ingrediente, e, do lado de fora da Câmara dos Deputados, em Brasília, está Dona Noá. Entre um quibe e outro a frigir na fritadeira de óleo quente, sempre tem uma boa história para contar.



Produtos frescos elaborado por dona Noá. O quibe é o mais vendido



No local apelidado pelos Jornalistas como anexo V, para distinguir um espaço a mais dos quatro anexos do Câmara, estão enfileirados os “food trucks”- que vão desde os saborosos quibes da dona Noá até um churrasco argentino. Durante pelo menos duas décadas, a imigrante da estraçalhada Síria que enfrenta uma sangrenta guerra civil, ganha a vida no Brasil sempre no ramo da alimentação. Já passou pelo Maranhão e teve a família espalhada pelos continentes, depois de deixar o pais de origem para fugir a guerra e das dificuldades econômicas.



A tenda árabe fica na calçada que dar acesso a garagem privativa dos deputados



Dona Noá, é uma personagem singular. Trabalha sempre com as vestimentas da mulher árabe, cabelos caprichosamente cobertos e uma discrição obrigatória. Junto com os filhos é conhecida no Anexo V, onde todos os dias disputa a preferência de estômagos de deputados, assessores, seguranças e, claro, muitos jornalistas que atuam nos corredores do Congresso Nacional. Os quibes da Dona Noá obedecem a receita tradicional como carne moída, hortelã e temperos de origem sírios, agregados com canela.



Variedade, sabor e originalidade são o diferencial da tenda



O sabor, inconfundível é a principal arma da concorrida praça de alimentação ao ar livre. Para uma refeição rápida e de rua, são bastantes apetitosos e com um custo – benefício que atende o bolso de quem tem pouco dinheiro e principalmente, pouco tempo para uma refeição na hora do almoço ou no fim do expediente.



---

Texto e fotos: Flavia Rabelo, Brasília-DF

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page