Estilo de vida simples é uma das heranças deixadas pelos imigrantes alemães
- Gean Beiger, Rio do Campo-SC
- 21 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Aos 61 anos de idade, a agricultora aposentada Lúcia Lückmann insiste em manter a tradição da cultura alemã em sua casa. Com localização em Rio Waldrich, interior do município de Rio do Campo (SC), a vida ainda é baseada na simplicidade e no sustento através da terra.

Mesmo aposentada, Lúcia mantém trabalhos com a terra
Rio do Campo fica a 290 km de Florianópolis e está localizado no centro da colonização alemã que ocorreu em Santa Catarina. O município que, de acordo com o portal da Prefeitura, tem como base econômica a agricultura, guarda a cultura das gerações europeias que chegaram na região.
Um dos símbolos da cultura alemã em Rio do Campo é a arquitetura da residência de Lúcia. A agricultora, que vive com sua filha, não sabe precisar ao certo a idade da construção, mas cita que nasceu e já vive há mais de seis décadas nesse espaço. Ela comenta ainda que nunca houveram reformas, apenas reparos e a aparência original da casa está mantida.

A agricultora afirma viver feliz em meio a simplicidade
O modo de viver na casa da família Lückmann ainda faz muitas referências ao passado. O estilo de vida alemão recuou ao longo do tempo, mas a aposentada conta que pratos típicos ainda são elaborados em sua cozinha.
A dependência da cidade é muito pequena. Lúcia, que também tem animais na propriedade, aproveita tudo o que a terra pode lhe oferecer "Verduras, ovos, leite, carne e derivados eu tenho para o sustento da casa".

A casa de Lúcia revela o antigo estilo de construção alemão
---
Texto e fotos: Gean Beiger, Rio do Campo-SC
Edição: Sionelly Leite