Poços de Caldas, a rainha das águas
Em meio às montanhas de Minas Gerais se encontra Poços de Caldas, município com geografia privilegiada, contendo belezas naturais e clima agradável. O planalto de Poços está na Serra da Mantiqueira, a 1.196 metros de altitude. Sua população é de 166.085 habitantes, segundo dados do IBGE, que também aponta um PIB na casa dos 6 milhões de reais, e com excelente Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), estando na sexta posição entre os municípios mineiros.
Poços de Caldas no alto da Serra da Mantiqueira
A história de Poços de Caldas remete ao descobrimento de suas fontes termais no século XVII que, segundo a revista Brasileira de Geociências, é aquecida por uma caldeira vulcânica. Suas águas atraíram vários moradores ao município, tornando Poços de Caldas um importante destino para quem busca alívio para suas doenças. Entre seus ilustres turistas estão Dom Pedro II e Getúlio Vargas - este último chegou a possuir um apartamento especial no Palace Hotel, onde é possível visitar o quarto com os móveis e decoração da época.
O Palace Hotel conserva a história do município
Ao passear pela Praça Dom Pedro II é possível ver pessoas lavando o rosto, mãos e pés para aliviarem dores e doenças infecciosas, como a dona Iracema, 56, que é moradora de Poços de Caldas há 30 anos. “Eu vim do Rio Grande do Sul pra trabalhar em Poços e me apaixonei pela cidade. O clima é parecido com o da cidade de onde eu vim. Também gosto muito do sossego e da proximidade com a natureza, por isso resolvi ficar”, finaliza Iracema, lavando suas mãos nas fontes milagrosas.
Dona Iracema fazendo uso das águas milagrosas
---
Texto e fotos: Maico Alexandre Batista, Poços de Caldas-MG
Edição: Sionelly Leite