Competidora colombense cria organização para incentivar o ciclismo entre mulheres
Celina Martins decidiu criar o Pedal Rosa para oferecer um ambiente seguro e saudável onde mulheres possam pedalar. A ciclista tomou essa decisão ao perceber que o ciclismo é uma área esportiva dominada por homens.
Celina Martins, organizadora do Pedal Rosa
O objetivo central do grupo é integrar ciclistas ainda inexperientes ao esporte, por meio de passeios leves nos quais as veteranas acompanham e aconselham as novatas. Elas aprendem a se familiarizar com o equipamento, a se comportar na estrada e a lidar com qualquer complicação que possa ocorrer durante uma pedalada. "Eu quero passar para outras mulheres o que eu sinto quando pedalo", conta Celina Martins.
Ainda que direcionado para mulheres, o Pedal Rosa conta com a participação de homens desde a sua formação. O grupo até incentiva as membras a convidarem seus parceiros caso isso as ajude a se sentir mais confortáveis nos passeios. O próprio marido da organizadora, Rafael D'Angeles Alves, é parte do grupo e admira muito o trabalho que sua esposa promove. "O ciclismo, como todo esporte, não dá muito espaço para mulheres. Por isso é importante que elas tenham um lugar que dê esse espaço para elas", conta Rafael.
Celina também deseja chamar a atenção dos órgãos governamentais por meio do Pedal Rosa. A esperança é a de que eles percebam as más condições com as quais ciclistas lidam e isso leve ao desenvolvimento de uma infraestrutura que possa ser melhor aproveitada.
Rafael D'Angeles Alves, ciclista amador e membro do Pedal Rosa
Manutenção da bicicleta
Pedal Rosa se preparando para passeio
Pedal Rosa no meio de um passeio.
---
Texto e fotos: Samuel Mauricio Junior, Colombo-PR | Especial para Revista F
Edição: Marcia Boroski e Sionelly Leite