O sacolão da família do Pinheirinho
O sacolão da Família do Pinheirinho comercializa hortifrutigranjeiros, com variedades de 50 produtos diferentes, a preço único R$ 1,99. Os consumidores das diversas regiões são atraídos, como: Portão, Fazenda Rio grande, Água Verde, Vila São Pedro, pelo fácil acesso e economia de 40% nas compras, desenvolvendo na população o hábito de alimentação saudável.
Vegetais de consumo diário são ricos em ácido fólico, fibras e sais minerais
O Programa “Sacolões da família” existe há 21 anos, não sendo necessário cadastro, e atualmente, R$ 2,29 é o valor máximo permitido por quilo de produto.
A Secretaria Municipal do Abastecimento, é responsável pelas 15 unidades de sacolões, instalados nas ruas de cidadania ou terminais de ônibus de Curitiba, acompanhando periodicamente os estabelecimentos, fazendo cumprir a legislação com produtos direto do consumidor.
O abacaxi possui bromelina (enzima), importante no processo digestivo
A iniciativa Pública, promove economia local, priorizando a qualidade nutricional da população, gerando empregos. Inez Aparecida Pinto funcionária do sacolão do Pinheirinho, demonstra satisfação no trabalho que desenvolve. “Gosto muito de trabalhar aqui, a equipe é maravilhosa”.
Juliane Kinseler outra colaboradora, diz: “ que é gratificante e prazeroso trabalhar atendendo pessoas no sacolão”.
Opções variadas de legumes, fontes de amidos, e frutas
Por se tratar de um terminal de ônibus, o Programa facilita a vida das pessoas, principalmente dos trabalhadores, que passando pelo sacolão já compram os produtos considerados indispensáveis para uma alimentação diária, saudável e equilibrada. Dorilda diz que faz compra semanalmente de frutas, verduras e legumes. “Na sexta-feira, levo dois carrinhos cheios para esperar a família no final de semana”.
O Sacolão do Pinheirinho está localizado no terminal do Pinheirinho
A preferência pela unidade do Pinheirinho, faz com que algumas pessoas deixem de comprar nos mercados próximos de suas casas, conforme outra consumidora Laide, “Venho do Sítio cercado, compro principalmente legumes”.
---
Texto e fotos: Eva de Fátima, Curitiba-PR | Especial para Revista F
Edição: Daniela Neves e Sionelly Leite