Entre disparos e clicks: o clube do bang-bang
Baseado na história real de quatro fotógrafos que cobriram a guerra civil da África do Sul durante o regime do Apartheid, "Repórteres de Guerra" (The Bang Bang Club) é baseado no livro biográfico "The Bang-Bang Club: Snapshots from a Hidden War".
Cartaz de divulgação do filme The Bang Bang Club
A história se passa no começo da década de 90, e vive o período onde a África do Sul estava desarticulando o regime Apartheid. O filme demonstra a tamanha violência da guerra civil entre as etnias Inkatha e Zulu. De um lado, os Inkathas tinham o apoio do governo segregacionista que governava o país, enquanto os Zulus tinham o apoio de partidários do Congresso Nacional Africano (CNA), partido de Nelson Mandela.
Pelo fato de quatro fotógrafos sempre estarem reunidos para tirar fotografias de situações perigosas, entre elas tiroteios e mortes violentas, o grupo ficou conhecido como "o Clube do Bangue-Bangue". A “liga” foi formada pelos fotógrafos Greg Marinovich (interpretado por Ryan Phillippe), Kevin Carter (por Taylor Kitsch), Ken Oosterbroek (Frank Rautenbach) e o brasileiro João Silva (Neels Van Jaarsveld).
Os verdadeiros repórteres de guerra:
Duas fotos vencedoras de diversos prêmios feitas por integrantes do grupo foi retratada no longa, como a foto "Soweto" de Greg Marinovich, e "O abutre e a criança" de Kevin Carter. Através dos momentos de perigos que o grupo passa para conseguir uma boa foto, entra em discussão polêmica qual a responsabilidade de um fotógrafo após capturar a foto? O fotojornalista deve ou não deve intervir na ação, além do click?
Foto de Greg Marinovich, premiada com um Pulitzer
O roteiro apresenta cenas de ação que chocam conforme sua fidelidade ao retratar a guerra. Com a história vivida pelos repórteres, o filme faz o espectador refletir o que vemos em relação à violência, à descrença, ao respeito e também aos limites e deveres que o profissional deve ter ao trabalhar com a situação perigosa do dia a dia de um fotojornalista.
FICHA TÉCNICA
Título original: The Bang Bang Club
Produção: Canadá e África do Sul, 2010
Duração: 106 min
Diretor: Steven Silver
Roteiro: João Silva, Steven Silver
Elenco: Frank Rautenbach (Ken Oosterbroek), Ryan Phillippe (Greg Marinovich), Taylor Kitsch (Kevin Carter), Neels Van Jaarsveld (João Silva), Jessica Haines (Allie), Malin Akerman
(Robin Comley).
---
Texto: Felipe Ponce, especial para Revista F
Edição: Sionelly Leite