top of page

Entre disparos e clicks: o clube do bang-bang

Baseado na história real de quatro fotógrafos que cobriram a guerra civil da África do Sul durante o regime do Apartheid, "Repórteres de Guerra" (The Bang Bang Club) é baseado no livro biográfico "The Bang-Bang Club: Snapshots from a Hidden War".

Cartaz de divulgação do filme The Bang Bang Club

A história se passa no começo da década de 90, e vive o período onde a África do Sul estava desarticulando o regime Apartheid. O filme demonstra a tamanha violência da guerra civil entre as etnias Inkatha e Zulu. De um lado, os Inkathas tinham o apoio do governo segregacionista que governava o país, enquanto os Zulus tinham o apoio de partidários do Congresso Nacional Africano (CNA), partido de Nelson Mandela.



Pelo fato de quatro fotógrafos sempre estarem reunidos para tirar fotografias de situações perigosas, entre elas tiroteios e mortes violentas, o grupo ficou conhecido como "o Clube do Bangue-Bangue". A “liga” foi formada pelos fotógrafos Greg Marinovich (interpretado por Ryan Phillippe), Kevin Carter (por Taylor Kitsch), Ken Oosterbroek (Frank Rautenbach) e o brasileiro João Silva (Neels Van Jaarsveld).



Os verdadeiros repórteres de guerra:


Duas fotos vencedoras de diversos prêmios feitas por integrantes do grupo foi retratada no longa, como a foto "Soweto" de Greg Marinovich, e "O abutre e a criança" de Kevin Carter. Através dos momentos de perigos que o grupo passa para conseguir uma boa foto, entra em discussão polêmica qual a responsabilidade de um fotógrafo após capturar a foto? O fotojornalista deve ou não deve intervir na ação, além do click?


Foto de Greg Marinovich, premiada com um Pulitzer



O roteiro apresenta cenas de ação que chocam conforme sua fidelidade ao retratar a guerra. Com a história vivida pelos repórteres, o filme faz o espectador refletir o que vemos em relação à violência, à descrença, ao respeito e também aos limites e deveres que o profissional deve ter ao trabalhar com a situação perigosa do dia a dia de um fotojornalista.

FICHA TÉCNICA

Título original: The Bang Bang Club

Produção: Canadá e África do Sul, 2010

Duração: 106 min

Diretor: Steven Silver

Roteiro: João Silva, Steven Silver

Elenco: Frank Rautenbach (Ken Oosterbroek), Ryan Phillippe (Greg Marinovich), Taylor Kitsch (Kevin Carter), Neels Van Jaarsveld (João Silva), Jessica Haines (Allie), Malin Akerman

(Robin Comley).

---

Texto: Felipe Ponce, especial para Revista F

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page