top of page

Leitura às Cegas: Projeto incentiva a leitura e a julgar um livro pelo conteúdo, não pela capa

O Rotaract Club Curitiba UFPR iniciou um projeto para disseminar a prática da leitura entre jovens. Os livros, que são adquiridos através de doações, são embalados pelos voluntários em papel kraft, e na parte frontal recebem quatro características escritas no pacote. O leitor, dessa forma, é convidado a escolher o livro “às cegas”, de acordo, apenas, com essas caracterizações descritas, e ter a surpresa de descobrir qual a obra apenas ao abrir a embalagem.


O Rotaract é um clube parceiro do Rotary, destinado a jovens entre 18 e 31 anos que possuam objetivos de transformar o mundo e promover a paz. No clube são desenvolvidas atividades para aprimorar princípios como companheirismo, ética profissional, prestação de serviços à comunidade, entre outros.


Em entrevista, Carmen Jost, secretária do Rotaract Club Curitiba UFPR e idealizadora do projeto, explica mais sobre essa iniciativa.




Ponto Zero: Como surgiu a ideia do Leitura às Cegas?

Carmen: Buscávamos incessantemente por projetos relacionados à saúde mental e por acaso encontramos inspiração em um já realizado e compartilhado nas redes sociais. Resolvemos adaptá-lo ao ambiente universitário, trazendo momentos de leveza e descontração com a leitura.


PZ: Onde são distribuídos os livros? Existe possibilidade de levar o projeto para mais localidades?

C: Os livros serão distribuídos pelos Campus da UFPR. O centro politécnico, por ser um local de grande movimentação, foi escolhido para a primeira fase do Leitura às Cegas. A expansão do projeto está sendo considerada, embora a logística e a arrecadação de livros deva ser aprimorada.


PZ: Qual sua opinião sobre espaços lúdicos e criativos que auxiliam no incentivo à leitura de jovens e crianças? Acredita que de alguma forma este projeto pode assumir função similar entre os universitários?

C: Definitivamente. O ambiente universitário é conhecido por ser muito estressante devido às cobranças e prazos, onde as mais diversas atividades são deixadas de lado para priorizar as obrigações curriculares. É neste ponto que o nosso projeto se encaixa, retomando ou até mesmo gerando o hábito de leitura nos jovens.


PZ: O projeto está tendo adesão? Já tiveram algum retorno ou opinião dos participantes?

C: Os livros foram espalhados em locais estratégicos para instigar os curiosos e a adesão ao projeto foi quase instantânea. Nenhum feedback foi recebido de pessoas que encontraram as cópias dos livros, mas diversas pessoas que ficaram sabendo do projeto de alguma forma tiveram interesse imediato em contribuir.


PZ: Como as pessoas podem contribuir com o projeto?

C: A contribuição pode ser feita através da doação de livros para a continuidade e expansão do projeto Leitura às Cegas. Os contatos do Rotaract Club Curitiba UFPR são pelo Instagram @rotaractufpr ou pelo Facebook www.facebook.com/RotaractUfpr. O clube se reúne aos sábados, quinzenalmente, no Centro Politécnico da UFPR às 10h30.

Carmen Jost, idealizadora do projeto. Foto: Carla Taíssa

Arrecadação dos livros. Foto: Carolina Fagundes

Livros encapados e prontos para doação. Foto: Carla Taíssa

Livros sendo encapados. Foto: Carla Taíssa

Voluntárias no primeiro dia de distribuição dos livros. Foto: Carla Taíssa

Voluntárias no primeiro dia de distribuição dos livros. Foto: Carolina Fagundes

Distribuição dos livros no Campus Politécnico UFPR. Foto: Carla Taíssa

Voluntários do Rotaract Club Curitiba UFPR. Foto: Acervo Rotaract Club Curitiba UFPR

---

Texto: Carla Taíssa, Curitiba-PR | Especial para Revista F

Fotos: Carla Taíssa e Carolina Fagundes

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page