Lutando por vidas
Há quem pense que a dádiva da vida e o boxe jamais poderiam andar juntos, em que o conjunto de costumes e hábitos não combinam com a agressividade e calculismo do boxe. Mas não para Macaris do Livramento, 57 anos, campeão mundial em 1997 e atual presidente da Federação Paranaense de Boxe, inaugurou em 2015, na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o Centro de Excelência de Boxe. Na entrevista a seguir, ele fala sobre o projeto em que comanda há dois anos ao lado de sua esposa, a também ex-campeã Rosilete dos Santos.
O projeto tem apoio da Copel, da Sanepar, e do Ministério do Esporte, pela lei de incentivo ao Esporte
Revista F: Como surgiu a ideia de criar o Centro de Excelência de Boxe?
A ideia surgiu logo após eu me tornar campeão mundial. Eu tinha o desejo de levar o boxe para colégios, praças ou locais públicos, porém, nunca consegui um lugar fixo. Conheci a Rosilete, trabalhamos juntos e o projeto foi saindo do papel.
RF: Qual é a proposta do projeto?
O projeto é o único no Brasil. Atendemos 200 crianças carentes. Não ensinamos apenas boxe, e sim cidadania. A criança muitas vezes entra problemática e sai regrada. Já recebi vários agradecimentos por parte dos pais, dizendo que seus filhos mudaram muito, e sempre para melhor.
RF: Como vocês se financiam?
O local foi cedido pela Prefeitura. Temos o apoio da Copel, da Sanepar, e do Ministério do Esporte através da lei de incentivo ao Esporte. Da verba disponibilizada 60% para o pagamento de funcionários, e 40% para o material.
RF: O que o projeto representa para a sociedade?
Representa uma conquista. Para as crianças, a oportunidade de estarem aqui aprendendo o boxe. Para os pais, a tranquilidade de seus filhos praticarem uma atividade esportiva e desviar dos caminhos das ruas. Para mim, um sonho realizado.
Macaris do Livramento é criador do Centro de Excelência de Boxe
---
Texto e fotos: Edgar Araujo, Curitiba-PR | Especial para Revista F
Edição: Marcia Boroski