Empreendedorismo e sabor em Veneza
Sueli José da Silva conta que, em uma mesma semana, sonhou três vezes que preparava massas de pães caseiro, em casa. Ela conversou com os familiares e decidiu começar a fazer os pães caseiros, que hoje são sucesso de vendas, no bairro Jardim Veneza, em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, e em outras cidades paranaenses.
Sueli vende pães, doces, salgados e bolachas caseiras
A empresária tem a sua banca de vendas há mais ou menos três anos. No início, tocava o negócio com outras duas amigas, que desistiram. Hoje, tem uma clientela fiel que mesmo com a ampliação do comércio na região, continuam a comprar pão, salgado, doces, bolachas caseiras, seja para si mesmo ou para amigos e familiares.
Sueli diz que além de fazer o que gosta, consegue conciliar com a espiritualidade. “Nunca fui assaltada, atendo jovens drogados, que são traficantes ou bandidos, mas eles tem respeito por mim e eu por eles, mantendo assim um bom diálogo”. Ela completa explicando que não consegue se ver fazendo outra coisa, ama o que faz e sempre coloca bom ânimo em seus produtos.
Estimulada por um sonho, uma dona de casa abriu comércio que fabrica e vende pães
Maria Luzia Silva é sua irmã de Sueli e uma de suas melhores clientes. Sempre que vai à casa da irmã, separa dinheiro para comprar pão para a semana. “Eles são bons demais, compensa para comer e levar para os outros. Por isso, quando consigo, separo dinheiro e compro pão para mim e para minha sogra, tanto o pão doce quanto o de sal são bons mesmo”, enfatiza Maria Luzia. Sueli sempre tem novidades, sempre cria novas coisas para sua banca e consegue manter os atuais clientes e trazer mais.
---
Texto e fotos: Luis Gustavo de Oliveira, Fazenda Rio Grande-PR | Especial para Revista F
Edição: Marcia Boroski e Sionelly Leite