top of page

Dona Cida, uma líder comunitária para se inspirar

Maria Aparecida Fagundes Negrello, mais conhecida como Dona Cida, tem 65 anos e há 45 anos reside no bairro Boqueirão. Aposentada, nos últimos anos, dedica sua vida para lutar pelos direitos do seu bairro e buscar melhorias para uma região que tem sido tratada muitas vezes com descaso pelos governantes.


A aposentada faz a diferença onde vive


Desde quando começou, há aproximadamente 10 anos, com muito esforço, paciência e dedicação. Devido a sua insistência, dona Cida conseguiu a tão esperada reforma do posto de saúde, bem como a aquisição de remédios faltantes, parte da dragagem do Rio Belém, medidas contra focos de dengue e chikungunya que tem se espalhado pela região.Sobre a próxima melhoria, Dona Cida diz “Gostaríamos de uma calçada ao redor do posto de saúde, e para isso vamos correr atrás”.


Decidida e com muita força de vontade, mesmo com as adversidades, ela cobra as autoridades por promessas de campanhas eleitorais. Freqüentemente participa de reuniões em assembleias, prefeitura, encontro de líderes e até com o prefeito já esteve de frente, mas, em relação ao reconhecimento, afirma que não é o que o busca, segundo ela o que realmente importa é os benefícios alcançados.


Ao perguntar como ela se imagina daqui a alguns anos, sem titubear ela afirma que lutará até o fim de seus dias pelos direitos de sua região. Para ela, pequenos gestos fazem grande diferença. “Se cada um de nós lutasse por essa causa muito poderia se acrescentar, seja entrando em contato com as autoridades, zelando, cuidando, fazendo o possível para tornar melhor o ambiente em que vivemos”, afirma.



---

Texto e foto: Maria Eduarda Biscotto, Curitiba-PR | Especial para a Revista F

Edição: Marcia Boroski e Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page