top of page

Manter o bem pela raiz

Uma árvore é o nosso mais íntimo contato com a natureza.

George Nakashima, madeireiro

Por meio do Decreto 921/2001 algumas árvores foram declaradas imunes de corte no município de Curitiba. Essas árvores são consideradas de interesse especial para proteção, seja em função da sua localização, porte, espécie, raridade, beleza, histórico ou relação com a comunidade. Também tem as árvores consideradas patrimônio cultural, que, neste caso, não podem ser cortadas em hipótese alguma.


As vistorias são feitas pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que é formada por seis profissionais das áreas de Agronomia, Biologia e Engenharia Florestal. Eles avaliam a saúde da árvore e determinam se vale a pena deixá-la imune de corte ou não pelo seu estado, se ela está comprometida ou não. Também é avaliado o local onde ela se encontra.


As árvores declaradas imunes de corte recebem uma placa com a identificação da espécie e o alerta de que elas não poderão ser retiradas. Caso elas sejam cortadas, o responsável é processado por crime ambiental.

A seleção de novas árvores para este programa “Imunes de corte” é feita pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, e qualquer cidadão pode indicar uma árvore que ele ache que se enquadra nas características ambientais relevantes.


Cada árvore é única em sua cor, textura, folhas, flores, frutos e cheiro... é importante a preservação do meio ambiente, pois são as árvores, junto com os ventos, que reduzem a poluição sonora, mantendo umidade do ar e chuvas regulares. Elas inclusive possibilitam a saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes, nos fornecendo também alimento, ar, sombra e materiais, sem falar na beleza natural para os olhares e almas.


As fotos para esta matéria foram tiradas na região central de Curitiba. Algumas árvores não foram identificadas/localizadas segundo consta na listagem do site da Prefeitura.

---

Texto e fotos: Aliana Machado, Curitiba-PR | Especial para Revista F

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page