Revista F/5: jornalismo, fotografia e arte
2018 começou com boas notícias para o Ponto Zero: foi divulgada a 5a edição da Revista F, revista laboratorial produzida no curso de Jornalismo da UNINTER, e que envolveu alunos das turmas semestrais de Fotojornalismo e Fotografia Publicitária, além de produções laboratoriais desenvolvidas no Núcleo de Imagem Ponto Zero. A proposta da Revista F é valorizar os conteúdos produzidos em sala de aula, na busca da integração entre teoria e prática, e com essa experiência preparar o aluno para o mercado de trabalho e a construir o olhar jornalístico para identificar os fatos do cotidiano social.
Confira o editorial da edição, assinadora por Sionelly Leite, professora coordenadora do projeto:
Olhar o lado bom das coisas nem sempre é fácil, mas essa atitude é simplesmente necessária. Talvez porque se trate de um propósito de vida, uma forma de contornar, confrontar e confortar a realidade grosseira do mundo. Olhar o lado bom das coisas nos permite não apenas trazer positividade àquilo que se olha, mas também encarar a coisa como ela é, mas de um jeitinho diferente do visto antes, em deformidade.
Afinal, se tudo tem dois lados, porque olhar somente um deles? E por que não se permitir, e experimentar, ao menos, para saber como é esse tal “outro lado”? O lado que pode ser B, ou pode ser A ou C.
Fazer uma revista não é tarefa fácil, mas nós que fazemos o Núcleo de Imagem Ponto Zero não acreditamos em tempos ruins para nós, sonhadores, porque dificilmente desacreditamos. Nós olhamos para o lado bom das coisas. Mesmo que nem sempre seja fácil.
Afinal, construir uma revista – uma de nossas maiores missões enquanto Núcleo de Imagem – requer investimentos: seja na maturação das ideias nas cabeças – e no pulso que busca – dos sonhadores, à busca de enquadrá-la em seu refinamento estético - que é o visual, mas também identidade -, além de uma equipe, de pessoas por trás e à frente, para que incentive, apóie, tenha a sensibilidade para acreditar, fazer pessoas e ideias seguirem em frente. Por isso, aqui, olhar o lado bom é saber o que podemos proporcionar, e isso significa superar barreiras.
Nesta edição, temos uma série de reportagens, ensaios e campanhas que gostaríamos de dividir com você, nosso leitor, para te fazer refletir: quais transformações estamos vivendo hoje? E como estamos vendo isso? Trazemos histórias distantes, o barulho do trem e o silêncio do pânico; um panorama da “República de Curitiba” nos vestígios da Lava Jato; temos também a expressividade da força de quem precisa se concentrar e manter o foco em suas atividades; ou ainda histórias de mulheres empoderadas ao longo da história, em uma releitura estética visual.
Além de sermos apaixonados pelo que fazemos, o que por si só já é um grande feito em tempos de tantas crises políticas e emocionais, nós esperamos contribuir com a missão que tomamos como nossa, em tornar material e acessível o que produzimos, o que vemos, o que julgamos ser importante de se discutir aqui, neste espaço comunicacional. Fazemos isso pois acreditamos na força do jornalismo e na comunicação como ferramenta de socialização que produz efeitos e sentidos.
Então, carx, passeie por nossas linhas, viaje no que vê em nossas imagens e tente encarar o mundo pelo nosso olhar, nos olhos de quem busca o lado bom em tudo o que encontra.
Sionelly Leite
Coordenadora - Ponto Zero
Para acessar, e conferir na íntegra a 5ª edição da Revista F, clique aqui.