top of page

Antes que os sonhos morram

O bairro Parolin fica em Curitiba-PR e tem uma grande comunidade. É para muitos um local onde se passa, com medo, ou só mais uma comunidade onde se deve fechar o vidro do carro para que nenhum “trombadinha” aproveite a ocasião para realizar um furto.


O que se pode esquecer, por vezes, é que o bairro está cheio de sonhos, como em todos os outros. E são desses pensamentos que precisamos falar, mostrar e refletir. O Parolin ocupa 0,52% do território de Curitiba, e possui aproximadamente 12 mil habitantes. E no meio disso tudo, estão os meninos: Wesley, 11, João, 11, Leonardo, 8, João, 7, Yuri, 6, Lucas, 9, e Ryan, 11. Garotos que têm historias particulares e nem sempre as melhores, vivências que muitos nem pensam que seria possível para o cotidiano de uma criança.


Como nosso ensaio quer falar sobre sonhos e não tristezas, convidamos os garotos para falar dos seus maiores desejos para o futuro. Dentre tantos, o que predomina é o tão sonhado jogador de futebol. E também que todos querem um futuro diferente do que vivem hoje.


Exibindo sorriso e diversão neste ensaio "despretensioso", eles vêem a oportunidade como uma esperança de alguém enxergar seu coração, ao invés de erguer o vidro do carro quando os vê.


O provérbio chinês “caia sete vezes, levante-se oito” chega próximo da realidade desses meninos, pois não importa quanto eles já passaram, o sorriso ainda brilha. E você: tem fechado a janela de seu carro, ou aberto os olhos para ajudar os sonhos de pessoas quem não tiveram a mesma oportunidade que você?

---

Texto e fotos: Mariana Campioni, Curitiba (PR)

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page