Uma escola, várias lições de vida
Inaugurado dia 8 de fevereiro de 1954, o Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider tornou-se referência em educação em São Leopoldo, cidade do interior do Rio Grande do Sul. Na época, a escola era chamada de Ginásio Estadual Noturno de São Leopoldo e situava-se no prédio da Escola Visconde. Mas no ano de 1970 a instituição passou a funcionar em sua sede própria, localizada na Rua São Caetano, numeração 616, ainda em São Leopoldo. Ao passar dos anos ganhou o carinhoso apelido criado pela comunidade escolar de Escola Pedrinho.
Fachada da escola com o atual logo, caracterizado pelo formado de cuia
Formada em geografia e história, a professora Gisela Magnolia Marins Rodrigues, 50, dedicou 24 anos de sua vida para a instituição. Em 1993 iniciou sua docência no calendário rotativo onde existiam 3 horários diferentes de aula. Gisela fala da importância que a escola tem para a cidade de São Leopoldo. "Muitos que hoje são médicos, políticos, advogados passaram pela escola.", enfatiza a professora.
Professora Gisela lembrando com saudosismo seus momentos vividos na instituição
Mesmo com toda importância social e histórica, hoje a instituição vem enfrentando problemas na rede elétrica e hidráulica. De acordo com o Jornal Correio do Povo a escola foi incluída no Plano Nacional de Obras em 2011, mas o repasse ainda não foi feito, nem o levantamento das obras necessárias.
Antigo logo da escola, carinhosamente chamada de Escola Pedrinho
---
Texto e fotos: Ana Gabriela Rodrigues - São Leopoldo (RS)
Edição: Sionelly Leite