Muito além do tatame: mestre Suzuki e suas conquistas
Foi com disciplina e muita dedicação que Liogi Suzuki, com menos de cinco anos de idade, começou a treinar kendo, atividade até então imposta e ministrada pelo pai durante as madrugadas. Em 1948 sua família mudou-se de Lins, interior de São Paulo, para Londrina, no Paraná. Depois do Ensino Médio, Suzuki fez técnico em Contabilidade e em seguida cursou Ciências Econômicas. Foi quando ele chegou ao ápice da sua carreira como atleta, e em 1968, em Portugal, foi vice-campeão mundial de judô. Logo mais conquistou também o campeonato sul americano e o campeonato brasileiro oito vezes, chegando dessa forma a ser reconhecido como maior referência do judô Paranaense pela Federação Paranaense de Judô – F.PR.J.
Porém nem todos esses títulos e conquistas o fizeram mudar sua real concepção a respeito desse esporte, que, para ele, nada mais é do que um ensinamento a ser passado adiante como um método educativo, tendo isso como o verdadeiro e mais importante significado do judô. Algumas das atribuições que ele lista em relação a esse esporte são: “humildade, modéstia, respeito aos superiores e às pessoas mais necessitadas”. Com esse ideal, foi que fundou em 1967 a Associação Suzuki de Judô, também conhecida na época por Suzuki Judô Clube, estabelecida num dos bairros mais antigos da cidade de Londrina.
Sensei Liogi Suzuki, atualmente com 73 anos de idade
Desde então, muitos atletas já passaram pela Associação Suzuki de Judô. Atualmente são recebidos em torno de 100 alunos de diversas faixas etárias. Por mais que a academia precise de reparos frequentes e precise passar por reforma, por ser um local muito antigo, Sensei não cobra mensalidade dos alunos, para ele o que importa é que o aluno queira aprender judô. Segundo o judoca, “é uma tranquilidade para os pais saberem o que os filhos estão fazendo, e que o judô ensina valores”.
Sensei Suzuki e alguns dos alunos que treinam regularmente na academia
A academia é composta por dois banheiros e um enorme tatame, que frequentemente precisa de reparos, o que é cuido dos próprios alunos, que ajudam com o que podem: alguns auxiliam na limpeza, outros arrecadam dinheiro com a venda de bordados e camisetas com o slogan da academia, para que sejam realizadas as devidas melhorias e assim conseguir manter esse local tão importante para a sociedade. Em umas das últimas arrecadações, foi adquirido - com muito esforço - um bebedouro, até então os alunos levavam suas próprias garrafinhas de água de casa. Dessa forma e com o empenho de todos, mestre e alunos continuam a manter o sonho do Sensei em fazer do mundo um lugar melhor, começando pela educação das crianças com a prática do judô a conquistarem uma ótima base para a vida. O que se percebe no slogan da instituição: “Sejam bem-vindos ao nosso humilde barraco!”.
Associação Suzuki Judô foi fundada em 1967, em Londrina
---
Texto e fotos: Priscila Peres Cardoso - Londrina (PR)
Edição: Sionelly Leite