Lazer, natureza e bem-estar em um único lugar: é possível, basta planejar
Um dos primeiros bairros planejados de Uberlândia, segunda maior cidade do estado de Minas Gerais, segundo o IBGE possui 669.672 de habitantes (dados de 2016). O bairro Granja Marileusa, que teve suas obras iniciadas em 2014 e continua crescendo, conquista cada vez mais espaço entre a comunidade que vive na região, não deixando de executar sua proposta inicial que é a confiança na convivência, com opções de lazer, espaços voltados à prática de atividades físicas e entretenimento. Não deixando de lado a sustentabilidade, o bairro conta com duas praças planejadas, ciclovias e destaque para a pista de caminhada, utilizada diariamente por grande parte dos moradores.
A aposentada Luzia A. da Silva, 52, que reside em um condomínio tradicional na região, utiliza o espaço disponível para atividades físicas e caminhadas há 15 anos, e conta que após a reestruturação da região, em 2014, houve melhorias significativas em segurança, iluminação e a revitalização da pista de caminhada.
Além de sua caminhada diária, Luzia pratica musculação na praça do bairro
Luzia também frequenta a feira orgânica, que é realizada semanalmente, e diz que sempre gosta de levar sua família nos eventos culturais, onde disponibilizam comidas típicas de outros países. Além de poder aproveitar um momento de lazer e descanso com a família e amigos, Luzia afirma que sua relação com o bairro trouxe vários benefícios para seu bem-estar, não somente para ela, mas também de sua família e amigos.
A pista de caminhada conta com blocos de apoio a deficientes visuais
A região onde o bairro se situa divide espaço com uma zona ambiental rica em fauna e flora, o que estimula a população a ter uma conscientização e cuidado com a natureza. A administração do bairro, ciente das responsabilidades, espalhou lixeiras com coleta seletiva por todo o percurso da pista de caminhada. Além de placas informativas, para que as pessoas tenham cuidado com as fezes de seus pets. Caminhando no final da tarde podemos nos deparar com animais silvestres, como seriemas e teiús, alguns já até familiarizados com o fluxo de pessoas que ali passam diariamente, pois logo ao final da pista se encontra a empresa Algar Tech, referência em serviços de gestão de clientes e negócios na cidade de Uberlândia.
Em maio se formam tapetes de flores de Ipê, que complementam a beleza do local
No coração do bairro está a praça principal onde são realizados eventos culturais, e diariamente há uma concentração de pessoas, que vão ali para praticar exercícios físicos, como dona Luzia, e que levam seus filhos para brincar ou apenas relaxar após um dia exaustivo de trabalho. Como o bairro é calmo e seguro, fora o fato de possibilitar um contato maior com a natureza, os moradores da região não demonstram interesse em se mudar dali. Sem deixar as regalias da cidade grande, regalias que estão chegando aos poucos no bairro, que já conta com um centro comercial, que mesmo ainda em obras, já possui diversas lojas de conveniência e lanchonetes. No site do bairro podemos ver a ousadia do projeto que ao fim pretende transformar a região em uma referência em qualidade de vida e sustentabilidade, onde as pessoas possam morar, viver e trabalhar.
---
Texto e fotos: Riuler Luciano da Silva - Uberlândia (MG
Edição: Sionelly Leite