top of page

Projeto promove a inclusão social de crianças e jovens através da música

A Orquestra de Guaraci teve início em 7 de julho de 2008, em parceria com a prefeitura do município de Guaraci, cidade localizada no interior do Paraná. Quase dez anos depois, o projeto atende a 150 crianças e jovens de 4 a 17 anos, algumas em situação de risco social, automutilação, uso de drogas, pais ausentes.

Meninas e meninos ensaiando flauta doce e Percussão

Segundo a Maestrina Joséfa Ravagnani, 51, idealizadora e diretora do projeto, a ideia amadureceu da vontade de oferecer um trabalho artístico musical com qualidade. “Foi fruto de um sonho, que juntamente com o professor percussionista Paulo Porto (in memoriam), acalentávamos há alguns anos. Tínhamos o desejo de oferecer a oportunidade a meninos e meninas de cidades do interior do estado, de estudar esta linguagem maravilhosa que é a música e de manusear instrumentos que, de outra maneira, não teriam acesso”.

Maestrina Joséfa Ravagnani: “Qualquer programa de ensino tem por objetivo criar um ambiente onde o indivíduo possa expressar seus sentimentos e emoções.”

No início os instrumentos eram somente flautas doces e instrumentos de percussão. Agora a Orquestra possui violino, violão, flauta transversal, contrabaixo e teclado. Para as apresentações em público, fazem parte da Orquestra cerca de 30 crianças. A instituição oferece também aulas de canto, balé, teoria musical, teatro, além de acompanhamento psicológico.


A abordagem do projeto é socioeducativa e as aulas acontecem no contra turno escolar, tirando os alunos da ociosidade ao que desperta a curiosidade para a arte musical e artes cênicas. Um dos aspectos mais importantes é a socialização desses alunos, pois sendo o projeto 100% subsidiado pela escola, crianças de todos os estratos sociais têm livre acesso, desde o filho do cortador de cana ao filho de grandes empresários.

No projeto, jovens aprendem a tocar violino, violão e teclado

A maestrina Joséfa, com brilho nos olhos, conclui: “Não iremos parar por aqui, estou muito feliz por tudo que realizamos, mas tenho muitas ideias para ampliar a oferta de cursos, e potencializar o alcance do projeto na nossa comunidade”.


---

Texto e fotos: Rudimar Dal Prá - Guaraci (PR)

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page