Largo de São Sebastião: uma viagem ao passado numa cultura do presente
Localizado ao lado do Teatro Amazonas em Manaus, o Centro Cultural Largo de São Sebastião foi inaugurado em 2004 e apresenta-se como um dos locais mais visitados da cidade. O centro histórico de Manaus é tombado pelo Iphan desde 2012, e segundo a Secretaria de Estado de Cultura, o Largo faz parte desse projeto de resgate histórico e cultural da cidade, contribuindo para o aumento de 17% de turistas nacionais e de 34,22% de estrangeiros nos últimos 2 anos, segundo relatório divulgado pela Amazonastur.
Inaugurado em 1900, o Monumento de Abertura dos Portos é um símbolo histórico
A arte educadora Evany do Nascimento, 42, indica que o Largo é um local icônico da cultura da cidade, pois guarda o Teatro Amazonas, símbolo maior em termo de patrimônio urbano, abrigando cultura material e imaterial em um mesmo espaço. “Eu faço o uso do espaço não só como espaço de pesquisa, mas como um espaço de convivência. Toda vez que eu estou me divertindo sempre vai algo para pesquisa, e quando vou pesquisar, eu também me divirto”, relata Evany.
No Largo, bares e restaurantes compartilham o espaço com os prédios históricos
As principais características do Largo são as edificações históricas, como o Teatro Amazonas, o Monumento de Abertura dos Portos, residências e comércios. Na programação do Largo são realizadas brincadeiras e diferentes apresentações culturais.
Evany pesquisa o Largo há mais de 20 anos, gerando livros e estudos sobre a cidade
---
Texto e fotos: Lucas Leão - Manaus (AM)
Edição: Sionelly Leite