top of page

Rio Xingu: o paraíso no meio da selva amazônica

O Rio Xingu, um dos mais importantes do Pará, tem se despontado para o turismo. Com 2.900 km de extensão, o Xingu nasce no estado do Mato Grosso e cruza o território paraense, banhando a cidade de Altamira que, com 159.696 km², é o maior município do Brasil em extensão territorial. Formado por cachoeiras, ilhas e praias fluviais, o Rio Xingu tem atraído turistas brasileiros e de outros países para a prática da pesca esportiva, com hospedagem em hotéis ecológicos.



Rio Xingu: um paraíso no meio da selva amazônica



O empresário altamirense Daniel da Silva Corrêa, 43, costuma deixar a rotina de trabalho para ter momentos de lazer através da pesca esportiva. Para Daniel, o Xingu é um dos poucos rios brasileiros que oferecem uma variedade de peixes. “Aqui a gente conseguir fisgar Pacu de Seringa, Trairão, Bicuda, Tucunaré, Matrinxã, Cachorra, Pirarara, Piau, Lambari, Acari, Surubim, Piranha, entre outros”, frisou Daniel.



Entardecer na região do Xingu, em Altamira - Pará



Para uma boa pescaria é necessário ter os apetrechos adequados para fisgar cada espécie. Um dos peixes mais conhecidos na região é o Tucunaré, encontrado em abundância no rio Xingu, que chega a pesar até 5kg. “Isso aqui é uma maravilha. O Brasil precisa conhecer e desfrutar dessas belezas naturais ainda pouco exploradas por turistas”, conclui.



Empresário Daniel exibindo o Tucunaré, um dos peixes mais procurados no Xingu




---

Texto e fotos: Wilson Soares de Oliveira, Altamira (PA)

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page