Cinema renova lazer e incentiva cultura no interior de Santa Catarina
Com pouco mais de 55 mil habitantes, segundo o senso 2016, Mafra, cidade do interior de Santa Catarina, possui um cinema de rua moderno, com 730 poltronas. José Lucídio Costa Pereira Mendes, 68, é aposentado e incentivador da cultura, e se recorda do sucesso entre os anos 1960 e 80. Segundo ele, os filmes de Mazzaropi e Cantinflas eram recordistas de público.
Visão a partir do palco do Cine Teatro com capacidade para 730 pessoas
Lucídio conta que intermediou as negociações até a reativação em 2016 como Cineplus Emacite e recebe o público como se estivesse convidando para entrar em sua casa. “Eu nasci dentro do cinema, eu gosto de falar com o público. Atendê-los da melhor forma, é uma marca minha”, disse. Grandes investimentos foram feitos, pois desde 2013 as companhias distribuem filmes em projeção digital. “Todos tiveram que mudar o seu maquinário”, conta.
José Lucídio Costa Pereira Mendes, grande incentivador do cinema
Em seu “Caderno G”, a Gazeta do Povo, jornal tradicional que circula no Paraná, tratou o segmento como um “negócio em extinção” devido às mudanças de mercado. Lucídio é direto: “Não existe concorrência nesses termos, ou é ou não é ou deixa de ser”. De acordo com Lucídio, na Europa esse mercado é tradição, e Mafra possui sua colonização em grande parte europeia, assim, Lucídio comemora e espera que o palco do cinema volte a funcionar, pois o Emacite é um Cine Teatro.
Tela de última geração do Cineplus Emacite permite exibições em 2D e 3D
---
Texto e fotos: Guilherme Eduardo Plonkoski, Mafra (SC)
Edição: Sionelly Leite