O transformar pelas vias da comunicação e da educação
O Bairro Cibrazem está localizado às margens do Rio do Peixe em Videira na região oeste do estado de Santa Catarina, onde residem centenas de pessoas, sendo atualmente um bairro bem estruturado, com asfalto e calçamento nas ruas, iluminação pública, comércio e a Escola Fidélis Antonio Fantin.
Mas, nem sempre foi assim...
Em conversa com o Professor da Escola Fidèlis Antonio Fantin, Adilso Benelli, que é Mestre em Ciências da Educação, o mesmo contou sobre as pesquisas históricas feitas por ele e seus colegas professores da escola, com riquezas de detalhes, onde foram apuradas as informações desde o início dos primeiros moradores à primeira escola do bairro, o que deu para formar um livro.
Professor da Escola Fidèlis Antonio Fantin, Adilso Benelli
Benelli relata que a região teve grande avanço a partir de 1897, quando iniciou o projeto da Ferrovia que corta a região conhecida como Vale do Contestado, margeando o Rio do Peixe. Foi com isso que novos moradores passaram a residir e realizar as suas atividades as margens do rio em Videira, onde passava a Ferrovia, e assim começava o desenvolvimento do Bairro Cibrazem, assim como de outros bairros e cidades.
Em 1983, a região conhecida como Vale do Rio do Peixe foi assolada com uma imensa enchente, a qual provocou estragos imensos e a migração de muitas famílias das áreas mais baixas para lugares mais altos das cidades, inclusive em Videira. Passado as enchentes, começava a reconstrução das áreas atingidas e com isso, surgiu a necessidade da criação de uma escola no Bairro Cibrazem, já que naquele momento o número de famílias que habitavam o bairro, estava aumentando a cada dia que passava e as crianças seguiam diariamente para uma escola distante.
Em 27 de março de 1986 nascia a Escola Fidélis Antonio Fantim
Em 27 de março de 1986 nascia a Escola Fidélis Antonio Fantim, no Bairro Cibrazem e ali começavam as aulas, em meio a muitas dificuldades. A Escola pertencia a Secretaria de Educação do Estado de SC, tendo baixíssimos investimentos. As primeiras professoras que foram designadas para atuar no novo grupo escolar eram as mesmas a buscarem alunos no Bairro, realizando na casa da família a matricula dos novos alunos.
Com a construção da Ponte Jacinto Forlin, inaugurada em 1995, aumentou o fluxo de pessoas, veículos, comércio e permitiu a ligação rápida entre os moradores do Bairro Cibrazemcom os demais bairros da cidade, trazendo um excelente desenvolvimento que proporcionou crescimento econômico a região.
Em 1998, foi inaugurada a nova escola Fidélis Antonio Fantin, tendo um espaço mais amplo, novas salas, novo pátio e com área fechada, trazendo segurança aos alunos e professores. Com o passar dos anos, novas reformas foram realizadas, aumentando o espaço, quadras, salas e novos muros.
Em 1998, foi inaugurada a nova escola Fidélis Antonio Fantin
A Escola Fidélis Antonio Fantin em 2016 comemorou 30 anos de história, sendo que professores e direção, lançaram um livro contando as histórias desde a época que tudo era apenas um sonho, até o momento atual e tecnológico, onde o antigo giz, a lousa em madeira e as “velhas carteiras” de tábua, foram substituídos com o passar dos anos por lousas virtuais, cadeiras modernas e novos sistemas de ensino.
Atualmente a escola é ligada à Secretaria Municipal de Educação, possuindo aproximadamente 400 alunos estudando no ensino fundamental e neste ano de 2017, passou a abrigar o Projeto do Pré II, o qual traz as crianças das creches para as aulas iniciais na Escola, fazendo o ponta pé inicial para uma excelente formação das crianças que ali estudam.
Atualmente a escola é ligada à Secretaria Municipal de Educação
A direção da Escola em 2017 está nas mãos de Vânia Regina Frizon, que resumiu: “A escola Fidélis Antonio Fantin ultrapassou a marca das 3 décadas de ensino, superação, formação e o orgulho de cada pessoa que passou por ela”, finaliza a diretora, falando com orgulho das pessoas que estudaram ou trabalharam na escola nestes mais de 30 anos de história.
---
Texto e fotos: Genauro Stefanski, Videira-SC
Edição: Sionelly Leite