Patrimônio histórico do RS pede socorro
Há muitos lugares históricos em Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul, mas nenhum deles está tão arruinado quanto o Matadouro São Geraldo. Poucas pessoas frequentam o local, mesmo após ser tombado pela cidade e pelo Estado, pois pertence à família Linck e não é aberto ao público.
O Matadouro tem um arquitetura considerada rara. Foto: Pinterest
O Matadouro São Geraldo encerrou seus trabalhos em 1972, e já foi um empreendimento do coronel Frederico Linck, no auge da indústria de charque. Em 2007 um projeto foi apresentado para transformar o Matadouro em um shopping. Mas, apesar de o projeto ter sido bem aceito pela Prefeitura e pelos moradores, não foi levado adiante.
Além de jornalista, Valmir é professor e diretor da escola Gomes Jardim
O jornalista Valmir Michelon, 51, trabalha em Guaíba há 25 anos e lamenta como o Matadouro está. "O que não gostamos é o abandono. Embora tombado, ainda não tem projeto de restauração", diz o jornalista.
O acesso ao local é difícil por questões de segurança. Foto: TripAdvisor
O sonho de Valmir é o mesmo dos moradores de Guaíba; "O ideal é um projeto que inclua espaços culturais como cinema, teatro, museu e lojas, aliando a preservação, memória e o comércio", finaliza.
---
Texto e fotos: Laura Karpavicius, Guaíba-RS, TripAdvisor e Pinterest
Edição: Sionelly Leite