Os bancos da praça convidam para uma pausa
Devido ao aumento da população nos últimos anos no município de Caraguatatuba, interior de São Paulo, a praça Cândido Motta ganhou a adição da agitação e correria de uma cidade grande, ao mesmo tempo em que conserva a tranquilidade e o ar de interior. O lugar é convidativo às pessoas que passam para ir às compras, cumprir seus compromissos financeiros ou apenas sentar e apreciar a paisagem.
Moradores e turistas descansam na praça e observam o movimento
Luís Antônio Marcílio, 61, é vendedor de sorvete e trabalha na praça há 6 anos, e foi um dos que presenciou a mudança: “O comércio aumentou muito, não tinha tanto”. As novas características foram impulsionadas pelo crescimento da cidade que hoje chega à 115.071 habitantes de acordo com o IBGE. O local, mesmo em baixa temporada, é o mais procurado da região pelos turistas e trabalhadores autônomos, como Luís Antônio: “Trabalho também na praia, mas fora de temporada fica melhor na praça, tem mais cliente”.
Luís Antônio Marcílio em seu carrinho de sorvete na praça
Entre os lugares históricos da pequena cidade estão a Igreja Matriz Santo Antônio e o MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) além de pontos comerciais e financeiros ao seu redor. A praça se mantém com o convite para se passear ou apenas descansar; uma mistura de pressa, compromissos e férias.
Avenida Altino Arantes, o principal de acesso à praça
Igreja Matriz em reforma ao lado do comércio em um final de tarde
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (ao lado da farmácia)
---
Texto e fotos: Sheila Diane Vieira, Caraguatatuba-SP
Edição: Sionelly Leite