top of page

Campina do Siqueira: conexão entre o verde e o asfalto

Um lugar movimentado, mas com jeitinho de cidade do interior. Esse é o bairro Campina do Siqueira, em Curitiba, capital do Paraná. Embora pareça uma vila, onde a maioria das pessoas se conhece, ali há fluxo intenso de pessoas, provocado também pelo Terminal de Ônibus do bairro. Além disso, o Campina do Siqueira dá acesso à BR-277, que liga a capital ao interior do Estado.


Vista da BR- 277 – próxima dos bairros Campina do Siqueira e Santo Ignácio



Com uma média de 22,69 m² de área verde por habitante, o bairro comporta 0,16% das áreas verdes de Curitiba, de acordo com o SMMA, Parques e Praças, 2010, e são 7.326 habitantes, de acordo com dados de 2010 do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).



Thelma Nicolas, 59, mora há vinte e dois anos no Campina do Siqueira



Dentre os antigos moradores do bairro, Thelma Nicolas, 59, pedagoga aposentada, define o lugar onde mora há vinte e dois anos em uma palavra: “aconchegante”. Um dos pontos de encontro entre os moradores é a Paróquia São José Trabalhador, que teve seu primeiro pároco em 1972. É também onde o caçula de Thelma foi batizado, quando ela havia recém chegado ao bairro.



Thelma, em um dos pontos mais conhecidos do bairro, a Paróquia São José Trabalhador


Em poucos minutos é possível chegar ao bairro vizinho, Santo Inácio, onde está um dos pontos turísticos da capital, o Parque Barigui. Lá, Thelma, além de utilizar a “Academia Ao Ar Livre”aproveita o agradável contato com a rica natureza, só não quer proximidade com o famoso “jacaré do Barigui”.


---

Texto e fotos: Fernanda Moreira, Curitiba-PR

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page